ECONOMIA DA FLORESTA

Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Rio Xingu (Amomex), Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio (Amora); Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Rio Iriri (Amoreri), Associação Extrativistas Rio Iriri-Maribel (Aerim) e Terras Indígenas Xipaya e Trincheira Bacajá.

Resex Rio Xingu, Resex Rio Iriri, Resex Riozinho do Anfrísio e Terras Indígenas Xipaya e Trincheira Bacajá.

 

As miniusinas consistem em um conjunto de equipamentos com tecnologias apropriadas para o processamento de vários gêneros florestais, adaptadas ou desenvolvidas a partir da união de saberes tradicionais e científicos. As miniusinas permitem o processamento de cerca de 100 diferentes produtos da floresta.

Entre os exemplos dessas tecnologias estão: sistemas de desidratação de castanhas, pimentas e frutas, alimentados por resíduos ou energia solar, com sistema eletrônico de controle de temperaturas; secagem de sementes para processamento de óleos no mesmo equipamento em que se torram farinhas e doces de fruta; extração de óleos com extratora helicoidal adaptada para funcionar com os mesmos motores usados nos barcos regionais; e desumidificação e redução de temperaturas de ambientes para estocagem de sementes e outros produtos.

As miniusinas agregam mais valor aos produtos dos povos da floresta e aliam conhecimento tradicional e inovações tecnológicas. Hoje são oito miniusinas em funcionamento e duas em fase de construção. 


...
...
...



PALAVRAS CHAVE

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei