MEMBROS

AIPHX - Associação Indígena Pyjahyry Xipaya

A associação está localizada na aldeia Tukamã, Terra Indígena Xipaya (PA).

A AIPHX é a associação comunitária do povo Xipaya da aldeia Tukamã. Nativos da região há mais de 70 anos, os indígenas Xipaya da aldeia Tukamã estão na contramão da violência social, cultural e ambiental pela qual vêm passando após a invasão dos chamados “grandes projetos” na Amazônia.

Por meio da iniciativa “Fortalecimento da Economia e da Segurança Alimentar Através do Manejo Sustentável do Açaí Nativo na Aldeia Tukamã da Etnia Xipaya, Município de Altamira”, desenvolvido pela Associação Indígena Pyjahyry Xipaya (AIPHX), os indígenas têm trabalhado com o manejo de açaizais nativos e veem nesta atividade uma oportunidade de contribuir na renda familiar e de promover a educação ambiental, no sentido de fortalecer a cultura do grupo. Conciliando a proteção ambiental e o rendimento econômico, de modo racional e equilibrado, a ação coletiva, desenvolvida com o apoio do Fundo Dema, aproveita o trato do açaí de diversas formas

A propagação da iniciativa desenvolvida pelos Xipaya alcança outras cinco aldeias que ficam próximas a Tukamã. Além disso, a comunidade já tem um projeto de Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) aprovado e a expectativa é que o recurso seja acessado ainda este ano. Agora, eles pretendem partir para a conquista de acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) não só com o açaí, mas com mais produções alimentares a partir do plantio de outras frutas, legumes e ervas.


...
...
...



PALAVRAS CHAVE

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei