SIRAD X

Sistema Remoto de Alerta de Desmatamento (SiRAD X) é o sistema de monitoramento de desmatamento do Corredor de Áreas Protegidas do Xingu, e das Terras Indígenas da Volta Grande do Xingu, áreas de atuação da Rede Xingu+. O sistema monitora uma área de 26.742.630 hectares e detecta indícios de desmatamento mesmo durante a estação chuvosa, em que há alta presença de cobertura de nuvens, pela utilização de imagens de radar no mapeamento. Em adição, o sistema recebe apoio de imagens óticas de médio/alta resolução, que permitem a identificação de alvos com mais detalhes. A análise integrada dessas imagens permite um monitoramento mais eficaz das mudanças no uso e cobertura do solo.
Para o monitoramento são utilizadas imagens de radar do satélite Sentinel-1, que são processadas por uma série de algoritmos na plataforma do Google Earth Engine (GEE), e imagens ópticas dos satélites Landsat-9, sensor OLI-2, e Sentinel-2, sensor MSI. Uma equipe de analistas examina a área monitorada procurando visualmente por anomalias nas imagens produzidas. Cada polígono de desmatamento é avaliado em função da sua proximidade com outros focos de degradação e com o histórico da região, e, caso necessário, são contatadas pessoas que conhecem o local para confirmar o desmatamento. O conhecimento de campo é fundamental para a validação dos dados.
Todo o mês a equipe da Rede Xingu + divulga um relatório com informações do Sirad X, detalhando os resultados do trabalho de monitoramento.
Consulte aqui todas as edições do boletim Sirad X, Alertas mensais e Publicações ou clicando na tag "Sirad X".
E aqui você acessa as versões em vídeo do boletim, em Português e Inglês.
Acesse aqui os dados atualizados sobre o desmatamento na bacia do Xingu durante o governo de Jair Bolsonaro (2018-2022).