MEMBROS

PARCEIROS

ATIX - Associação Terra Indígena do Xingu

A Associação Terra Indígena Xingu (Atix) representa os 16 povos indígenas que vivem no Território Indígena do Xingu: Aweti, Ikpeng, Kalapalo, Kamaiurá, Kawaiweté, Kisêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Tapayuna, Trumai, Wauja, Yawalapiti, Yudja.

A Atix representa 16 povos indígenas. Desde sua fundação, em 1995, a Associação Terra Indígena Xingu (Atix) assumiu o desafio da construção da autonomia multiétnica na gestão do território xinguano. Ao longo de sua história, a associação tem buscado trabalhar questões de interesse comum aos diferentes povos do Xingu

A Atix vem se destacando pelo papel desempenhado na proteção e fiscalização territorial. Teve grande participação na reorganização do atendimento à saúde e no reconhecimento das escolas indígenas do TIX e, atualmente, também ocupa diversos espaços na política indígena no plano regional e nacional.

A associação coordenou a construção do Protocolo de Consulta do Xingu e do Plano de Gestão do Xingu e, atualmente, está trabalhando em suas implementações. O desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis também é uma preocupação enfrentada pela Atix, além de comercializar o Mel dos Índios do Xingu, a Atix se tornou um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opac), desempenhando também a função de coordenar a certificação orgânica da produção do TIX.

 


...
...
...



PALAVRAS CHAVE

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei