Iniciativa
A Associação Indígena Kisêdjê (AIK) foi criada em 2005, após nove anos da preparação de sua equipe naAssociação Terra Indígena Xingu (Atix). Visa atender as novas necessidade decorrentes do contato e a manutenção dos bens e direitos adquiridos nas quatro aldeias Kisêdjê da T.I. Wawi. Tem a responsabilidade de gerenciar as equipes de fiscalização, de manejo/pomar, apicultura, artesanato e criação de gado.
Sua maior preocupação é a degradação ambiental. Vem investindo esforços para reverter o grande desmatamento da região, tendo conseguido recursos com o Fundo Soja para multiplicação de variedades tradicionais, como o pequi e a mangaba, e com o Fundo Xingu para recuperação de matas ciliares em áreas degradadas no seu território. Investe em comunicação, produzindo registros da sua cultura e está em vias de montar uma produtora de vídeo.
Ganhou visibilidade depois da participação em um comercial da marca Grendene para divulgar uma nova linha de sandálias com grafismos étnicos atrelada à Campanha Y Ikatu Xingu e participou de documentário sobre mudanças climáticas no canal de televisão National Geographic.