Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

173 ITENS ENCONTRADOS

Indigenous Amazonia, regional development and territorial dynamics: contentious issues.

Neste capítulo, os autores avaliam a participação indígena na restauração da floresta e da paisagem no sudeste da Amazônia, abrangendo a organização indígena, os resultados da produção da comunidade e questões para adaptar as instituições indígenas às realidades de gestão empresarial.
Documentos
LEAL FILHO, Walter, KING, Victor T., BORGES DE LIMA, Ismar (Ed.)
2020

Dossiê Outras imagens do pensamento para a etnologia dos povos Jê do Brasil Central.

Este número da revista traz um dossiê sobre os povos Jê, em homenagem aos 40 anos da publicação clássica coletânea Dialectical Societies: the Gê e Bororo of Central Brazil, organizada por David Maybury-Lewis. 
Documentos
DEMARCHI, André et al (Ed,)
2019

Genocídios silenciados.

A publicação é composta por dois artigos que demonstram a dificuldade e os empecilhos de diversos setores da população civil, governo e Estado brasileiro em relação a aplicação e o respeito à Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, ratificada pelo Brasil em 2007. O texto A contra-estratégia conservadora e neoliberal sobre os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais no Br
Documentos
VERDUM, Ricardo et al
2019

Kâprepa puu popoti hã kia = o livro da roça redonda dos Panará.

O livro é um esforço da comunidade panará em registrar seu modo de fazer e compreender a agricultura e os tempos agrícolas. Procura também traduzir essas práticas e conhecimentos para a sala de aula.
Publicações ISA
BECHELANY, Fabiano, STURLINI, Manuela Otero (Org.)
2019

Protocolo de Consulta do Povo Panará.

Apresenta as regras e os procedimentos a serem adotados pelo Estado brasileiro em casos de consulta sobre decisões administrativas e legislativas que podem afetar os Panará.
Documentos
DENÓFRIO, João Paulo, ROJAS GARZÓN, Biviany, HARARI, Isabel (Ed.)
2019

Case and agreement in Panará.

O livro fornece um relato detalhado da morfossintaxe de caso e concordância em Panará, uma língua da família Jê. O Panará é falado por 500-600 pessoas que vivem atualmente em quatro aldeias da Terra Indígena Panará, localizada entre os estados de Mato Grosso e Pará.
Documentos
BARDAGIL-MAS, Bernat
2018

Kajkwakratxi tujarẽj (Histórias Tapayuna).

Coletânea de mitos narrados por três anciões do Povo Tapayuna, que vive nas Terras Indígenas Wawi e Capoto-Jarinã. Ambas em Mato Grosso. Alimentação, rituais, instrumentos de caça e como surgem os nomes usados na cultura Tapayuna – "Kajkwakratxi" na língua materna – são aspectos identificados nas lendas contadas pelos índios Kôkôtxi, Roptyktxi, Wôtkàtxi.
Documentos
LIMA, Daniela Batista de (Org.)
2017

Mitopoética na percepção da natureza na aprendizagem Panará.

A intenção da pesquisa é compreender como são percebidas as noções de natureza e aprendizagem sob o ponto de vista do povo Panará, por meio da inter-relação da mitologia com as práticas sociais. Este povo pertence ao tronco linguístico Jê e habita entre as cabeceiras dos rios Iriri e Peixoto de Azevedo, abrangendo os municípios de Guarantã do Norte (MT) e Altamira (PA).
Documentos
REGINA, Adriana Werneck
2013

Space and society in Central Brazil: a Panará ethnography.

Chamados inicialmente de Índios Gigantes, os Panará foram contactados no início dos anos 1970. O que se segue é uma história notável de colapso sociodemográfico, perda de território, e posterior recuperação.
Documentos
EWART, Elizabeth J.
2013

Expedição aos sítios históricos dos povos indígenas: Kisêdjê, Panará, Kawaiwete, Yudja.

No Xingu, a ligação dos índios com seus antigos territórios ainda é forte. Os povos indígenas envolvidos no projeto deixaram para trás diversos locais que possuem importância histórica e por vezes representam fontes de recursos naturais estratégicos, sobre tudo do ponto de vista da manutenção de sua cultura material.
Documentos
JUNQUEIRA, Paulo (Org.)
2012

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei