Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

318 ITENS ENCONTRADOS

Os invasores: quem são os empresários brasileiros e estrangeiros com mais sobreposições em terras indígenas.

Com base nos dados fundiários do Incra, o relatório revela o nome de pessoas físicas e jurídicas por trás de 1.692 casos de sobreposição de fazendas em territórios delimitados pela Funai. Ao todo, as sobreposições em terras indígenas englobam 1,18 milhão de hectares dentro de 213 TIs – regularizadas ou não. Desse total, 95,5% estão em territórios pendentes de demarcação.
Documentos
CASTILHO, Alceu Luís (Ed.)
2023

Amazonian cosmopolitans: navigating a shamanic cosmos, shifting indigenous policies, and other modern projects.

O livro é baseado nos relatos autobiográficos de duas lideranças indígenas brasileiras, Prepori e Sabino, homens Kawaiwete cujas vidas perpassaram o século XX, quando a Amazônia tornou-se cada vez mais o contexto de grandes projetos estatais. Ambos relatam como trabalharam em uma série de projetos interétnicos das décadas de 1920 a 1960 na região central do Brasil.
Documentos
OAKDALE, Suzanne
2022

Guia Amazônia Legal e o futuro do Brasil: um raio X dos 9 estados da região entre 2018-2022.

Apresenta um levantamento dos principais acontecimentos da pauta socioambiental nos quatro anos de gestão Bolsonaro em cada um dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
Documentos
LERER, Rebeca
2022

O Direito à Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado no estado de Mato Grosso.

O relatório busca investigar em que medida vem sendo garantido o direito dos povos indígenas e comunidades tradicionais à Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado (DCCLPI) em MT. Foram selecionamos seis casos chave para compreensão da situação da implementação do DCCLPI em Mato Grosso.
Documentos
VIEIRA, Flávia do Amaral, LUNELLI, Isabella Cristina
2022

Gerar, cuidar e manter a biodiversidade biológica.

Seção 7 do livro Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil: contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, para a biodiversidade, políticas e ameaças.
Documentos
EMPERAIRE, Laure (Coord.)
2021

Indigenous knowledge and forest succession management in the Brazilian Amazon: contributions to reforestation of degraded areas.

Os sistemas indígenas de manejo agrícola e florestal na Amazônia são caracterizados por um profundo conhecimento dos processos ecológicos, da biodiversidade e do uso e manejo do fogo. Porém, em muitos lugares, os meios de subsistência dos povos indígenas estão sendo transformados pela intensificação da agricultura e das mudanças sociais, ecológicas e econômicas, colocando em risco a sustentabil
Documentos
SCHMIDT, Marcus Vinícius Chamon et al
2021

Indigenous Amazonia, regional development and territorial dynamics: contentious issues.

Neste capítulo, os autores avaliam a participação indígena na restauração da floresta e da paisagem no sudeste da Amazônia, abrangendo a organização indígena, os resultados da produção da comunidade e questões para adaptar as instituições indígenas às realidades de gestão empresarial.
Documentos
LEAL FILHO, Walter, KING, Victor T., BORGES DE LIMA, Ismar (Ed.)
2020

Protocolo de Consulta do Povo Panará.

Apresenta as regras e os procedimentos a serem adotados pelo Estado brasileiro em casos de consulta sobre decisões administrativas e legislativas que podem afetar os Panará.
Documentos
DENÓFRIO, João Paulo, ROJAS GARZÓN, Biviany, HARARI, Isabel (Ed.)
2019

A chegada do povo Kawaiwete no Xingu: Jawakatu Kaiabi entrevista Makupa, Osmar e Kwariup.

Documentos
KAIABI, Jawakatu
2018

Case and agreement in Panará.

O livro fornece um relato detalhado da morfossintaxe de caso e concordância em Panará, uma língua da família Jê. O Panará é falado por 500-600 pessoas que vivem atualmente em quatro aldeias da Terra Indígena Panará, localizada entre os estados de Mato Grosso e Pará.
Documentos
BARDAGIL-MAS, Bernat
2018

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei