Banner do Acervo

ACERVO

Indigenous knowledge and forest succession management in the Brazilian Amazon: contributions to reforestation of degraded areas.

Os sistemas indígenas de manejo agrícola e florestal na Amazônia são caracterizados por um profundo conhecimento dos processos ecológicos, da biodiversidade e do uso e manejo do fogo. Porém, em muitos lugares, os meios de subsistência dos povos indígenas estão sendo transformados pela intensificação da agricultura e das mudanças sociais, ecológicas e econômicas, colocando em risco a sustentabilidade dos sistemas de produção e a segurança e soberania alimentar desses povos. Nos últimos anos, na Terra Indígena do Xingu (TIX), os sistemas de produção de alimentos e a forma de ocupação dos territórios mudaram, afetando a recuperação de matas secundárias. O aumento do número e da frequência dos incêndios agravou esta situação, devido ao clima mais seco que se tornou predominante na região. O estudo foi realizado entre os povos Kawaiwete e Ikpeng do TIX. O objetivo principal foi desenvolver técnicas alternativas de manejo florestal baseadas em conhecimentos indígenas e científicos mais adaptadas aos novos contextos de subsistência, visando favorecer a regeneração florestal em áreas dominadas por agricultura itinerante. Procura responder às seguintes questões: (I) Como as florestas se regeneram durante o período de pousio? (II) Como o manejo local pode melhorar a regeneração florestal? (III) Existem espécies indicadoras de sucessão secundária, recuperação do solo e vulnerabilidade a incêndios? (IV) O aumento do número de queimadas está afetando a sustentabilidade dos sistemas de cultivo itinerante? Os resultados mostram que algumas práticas locais baseadas no conhecimento indígena têm o potencial de facilitar a regeneração natural, como escolher áreas florestais que foram recuperadas para uso agrícola, limitar o número de ciclos de cultivo, proteger e selecionar árvores individuais durante o período de cultivo, e atraindo dispersores de sementes. Estratégias de regeneração natural assistida baseadas no conhecimento indígena são formas promissoras de restaurar as terras degradadas do TIX.


  • Data de Publicação 01/01/1970
  • Autor SCHMIDT, Marcus Vinícius Chamon et al
  • Editora Frontiers
  • Local da Edição Lausanne
  • Tema Florestas
  • Subtema Áreas Degradadas
  • Povo Kawaiwete, Ikpeng
  • Área Protegida Parque Indígena do Xingu - PI
  • Bioma / Bacia Bacia do Xingu, Amazônia
  • Área Parque Indígena do Xingu
Etiquetas
Etnoecologia Manejo Restauração Florestal Agricultura Familiar Queimada Clima Agrobiodiversidade Instituto Socioambiental

Documentos
Baixar anexo 0pd00266.pdf

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei