Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

304 ITENS ENCONTRADOS

Indigenous Amazonia, regional development and territorial dynamics: contentious issues.

Neste capítulo, os autores avaliam a participação indígena na restauração da floresta e da paisagem no sudeste da Amazônia, abrangendo a organização indígena, os resultados da produção da comunidade e questões para adaptar as instituições indígenas às realidades de gestão empresarial.
Documentos
LEAL FILHO, Walter, KING, Victor T., BORGES DE LIMA, Ismar (Ed.)
2020

Kâprepa puu popoti hã kia = o livro da roça redonda dos Panará.

O livro é um esforço da comunidade panará em registrar seu modo de fazer e compreender a agricultura e os tempos agrícolas. Procura também traduzir essas práticas e conhecimentos para a sala de aula.
Publicações ISA
BECHELANY, Fabiano, STURLINI, Manuela Otero (Org.)
2019

Mineração e garimpo em terras tradicionalmente ocupadas: conflitos sociais e mobilizações étnicas.

A coletânea tem como foco a relação entre povos e comunidades tradicionais e atividades de extração mineral em terras tradicionalmente ocupadas e em unidades de conservação.
Documentos
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de et al (Org.)
2019

Protocolo de Consulta do Povo Panará.

Apresenta as regras e os procedimentos a serem adotados pelo Estado brasileiro em casos de consulta sobre decisões administrativas e legislativas que podem afetar os Panará.
Documentos
DENÓFRIO, João Paulo, ROJAS GARZÓN, Biviany, HARARI, Isabel (Ed.)
2019

Protocolo de Consulta dos Kayapó-Menkragnoti associados ao Instituto Kabu: Pi’ôk jakam dja ga me mỳjja kadjy me imari kumrĕj me ibê Kayapó-Menkragnoti Instituto Kabu kute me ijo ỹrỹ ja.

O Protocolo estabelece os procedimentos sobre como os Kayapó-Menkragnoti associados ao Instituto Kabu devem ser consultados antes da aprovação de qualquer projeto que tenha impacto sobre as suas terras ou que afete seus direitos.
Documentos
2019

Case and agreement in Panará.

O livro fornece um relato detalhado da morfossintaxe de caso e concordância em Panará, uma língua da família Jê. O Panará é falado por 500-600 pessoas que vivem atualmente em quatro aldeias da Terra Indígena Panará, localizada entre os estados de Mato Grosso e Pará.
Documentos
BARDAGIL-MAS, Bernat
2018

Arte Kayapó Mekrãgnoti.

O catálogo é uma iniciativa das comunidades envolvidas no Projeto Produtos da Socioabiodiversidade Kayapó Mekrãgnoti, que desenvolveram ações para resgatar e fortalecer a arte e os artesanatos das comunidades, resultando na geração e distribuição de renda integralmente revertida para as famílias produtoras.
Documentos
2016

Diagnóstico da qualidade de vida e da integridade dos territórios do povo Kayapó: relatório final.

Elaborado pelo ISA por solicitação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.
Documentos
VILLAS-BÔAS, André J. A. (Coord.)
2014

Mitopoética na percepção da natureza na aprendizagem Panará.

A intenção da pesquisa é compreender como são percebidas as noções de natureza e aprendizagem sob o ponto de vista do povo Panará, por meio da inter-relação da mitologia com as práticas sociais. Este povo pertence ao tronco linguístico Jê e habita entre as cabeceiras dos rios Iriri e Peixoto de Azevedo, abrangendo os municípios de Guarantã do Norte (MT) e Altamira (PA).
Documentos
REGINA, Adriana Werneck
2013

Space and society in Central Brazil: a Panará ethnography.

Chamados inicialmente de Índios Gigantes, os Panará foram contactados no início dos anos 1970. O que se segue é uma história notável de colapso sociodemográfico, perda de território, e posterior recuperação.
Documentos
EWART, Elizabeth J.
2013

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei