Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

51 ITENS ENCONTRADOS

A história do contato e o desterro tapayuna: um massacre anunciado.

O artigo é sobre os Tapayuna, um povo da família linguística jê, cujo território tradicional está localizado no noroeste do Mato Grosso, na região dos rios Arinos e Sangue. Em 1970, 41 sobreviventes de uma epidemia de gripe, suscitada após uma expedição da Funai, foram transferidos para o Parque Indígena do Xingu, onde viveram até meados da década de 1980.
Documentos
LIMA, Daniela Batista de
2019

Transformações, xamanismo e guerra entre os Kajkwakratxi (Tapayuna).

Tese sobre os Tapayuna, um povo da família linguística jê, cujo território tradicional está localizado no noroeste do Mato Grosso, notadamente na região dos rios Arinos e Sangue. Em 1970, 41 sobreviventes de uma epidemia de gripe, suscitada após uma expedição da Funai, foram transferidos para o Parque Indígena do Xingu, onde viveram até meados da década de 1980.
Documentos
LIMA, Daniela Batista de
2019

Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura.

Trata-se de uma investigação jornalística que descreve centenas de mortes de indígenas durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Durante um ano, o autor entrevistou oitenta pessoas, entre índios, sertanistas, missionários e indigenistas, percorreu 14 mil quilômetros de carro, esteve em dez estados e dez aldeias indígenas do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Documentos
VALENTE, Rubens
2017

Die if you must : brazilian indians in the twentieth century.

Descreve as dificeis expedicoes e maravilhosos primeiros contato com os indios, especialmente os dos irmaos Villas Boas. Mostra os traumas desse contato.
Documentos
HEMMING, John
2003

Panará: a volta dos índios gigantes.

Com textos de Ricardo Arnt, Lúcio Flávio Pinto e Raimundo Pinto e fotos de Pedro Martinelli, o livro conta a história dos índios Panará, contatados de forma trágica na década de 1970, quando a terra que habitavam foi cortada pela BR-163, que liga Cuiabá a Santarém.
Publicações ISA
ARNT, Ricardo Azambuja, PINTO, Lúcio Flávio, PINTO, Raimundo, MARTINELLI, Pedro
1998

Cayapó e Panará: luta e sobrevivência de um povo Jê no Brasil Central.

Trata do grupo indígena conhecido na literatura antropológica e histórica como Kayapó Meridionais ou Kayapó do Sul. Apresenta, através de fontes documentais, as relações conflituosas ou pacíficas, entre os Kayapó e a sociedade circundante em São Paulo, Triângulo Mineiro, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Documentos
GIRALDIN, Odair
1997

Decisão Ação Ordinária n. 94.0015665-0 movida pela Comunidade Indígena Panará contra a União Federal e Funai.

Opina pela inteira procedência da ação, com a consequente condenação dos réus.
Documentos
RIOS, Aurélio Virgílio Veiga, Proc. da República
1996

The tribe that hides from man.

O livro conta o esforço dos irmãos Villas Bôas, com a ajuda de outros índios de diferentes etnias, para contatar os índios isolados Panará, conhecidos como Kreen-Akarore. A abertura de uma estrada, perto do território Kreen-Akarore, ameaçava sua sobrevivência. Na opinião dos sertanistas, a melhor opção para estes índios era levá-los para o Parque do Xingu antes que a estrada chegasse.
Documentos
COWELL, Adrian
1995

A marcha para o Oeste.

Documentos
VILLAS BÔAS, Orlando, VILLAS BÔAS, Cláudio
1994

Cayapo e Panara: luta e sobrevivencia de um povo.

Procura provar que os Panara sao descendentes dos assim chamados Cayapo do sul, atraves de estudos linguisticos e informacoes etnograficas. Narra, tambem, a historia de contato deste grupo desde o sec. XVIII ate o XX, vislumbrando-a de um outro enfoque: a imagem, construida pelos brancos, dos Cayapo e quais os propositos dessa construcao.
Documentos
GIRALDIN, Odair
1994

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei