Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

13 ITENS ENCONTRADOS

Indigenous knowledge and forest succession management in the Brazilian Amazon: contributions to reforestation of degraded areas.

Os sistemas indígenas de manejo agrícola e florestal na Amazônia são caracterizados por um profundo conhecimento dos processos ecológicos, da biodiversidade e do uso e manejo do fogo. Porém, em muitos lugares, os meios de subsistência dos povos indígenas estão sendo transformados pela intensificação da agricultura e das mudanças sociais, ecológicas e econômicas, colocando em risco a sustentabil
Documentos
SCHMIDT, Marcus Vinícius Chamon et al
2021

Sementes nativas que conectam o Xingu.

A Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX), em dez anos de atuação, se consolidou como a maior rede de comercialização de sementes nativas do país e os indígenas são parte importante desta história. São quatro etnias que trabalham com a coleta dentro do Território Indígena do Xingu (TIX), no Mato Grosso: Kawaiwete, Wauja, Yudja e Ikpeng, que correspondem a 40% dos coletores da Rede.
Publicações ISA
SÁ, Dannyel (Org.)
2017

Xingu: histórias dos produtos da floresta.

A publicação pretende compartilhar experiências e iniciativas inovadoras de povos indígenas, comunidades beiradeiras e extrativistas que moram e vivem dos rios e das florestas do Xingu.
Publicações ISA
VILLAS-BÔAS, André J. A. et al (Org.)
2017

Etnosilvicultura Kaiabi no Parque Indigena do Xingu: subsidios ao manejo de recursos florestais.

Objetiva realizar um mapeamento participativo de recursos florestais utilizados tradicionalmente pela populacao Kayabi que habita o interior do Parque Indigena do Xingu.
Documentos
SCHMIDT, Marcus Vinícius Chamon
2001

Acao Civil Publica contra diversas empresas madeireiras atuantes em areas indigenas.[].

Documentos
CAZETTA, Ubiratan, Proc. da República
1999

Parecer n. 008/SRN/91 referente Requerimento solicitando autorização para executar projeto de manejo florestal na TI Kayapó.

Parecer contrário ao deferimento do pedido.
Documentos
COSTA, Ricardo Luiz da Silva
1991

Parecer n. 019/SEMATI/91 referente exploração de madeira na TI Kayapó.

Parecer sobre a requisição da empresa Indústria e Comércio de Lâminas Nossa Senhora Aparecida Ltda de exploração de mogno na TI Kayapó.
Documentos
FUNAI
1991

Relatório do chefe do SRN/DPI/4a.SUER sobre a Operação Madeira-Safra 88.

Documentos
COSTA, Ricardo Luiz da Silva
1988

CT. n. 189/4a. SUER/GAB com solicitação ao IBDF.

Pede novas autorizações de exploração de mogno na TI Kayapó. Anexos: OF. n. 257, de 05/06/1987 do Serviço Público Federal, informando a exigência de Projeto de Manejo Florestal Sustentado para as futuras explorações madeireiras em áreas indígenas; Of. n. 612/86-P, de 17/11/1986, do IBDF ao Presidente da Funai.
Documentos
FUNAI
1987

Parecer n. 552/87 - Processo n. 4286/87-DE/PA: Exploração de madeira em Reserva Indígena.

Parecer sobre a inviabilidade da exploração madeireira decorrente da Lei n. 4.771/65. Anexo Parecer n. 159/88-PG de 08/02/1988 reafirmando a inviabilidade dessa exploração.
Documentos
ROCHA, Magno Matheus da, Procurador
1987

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei