Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

10 ITENS ENCONTRADOS

Receitas com farinha de babaçu: da floresta para a merenda!

Com receitas de Alex Atala, Bela Gil e Neide Rigo, a publicação é parte da campanha Da Floresta para a Merenda!, que levou a farinha de babaçu da Terra do Meio para as casas, restaurantes e merenda escolar da região de Altamira (PA). São 16 opções entre vatapás, bolos, pães, tortas, biscoitos e manjares.
Publicações ISA
ATALA, Alex, GIL, Bela, RIGO, Neide
2019

Coletar, manejar e armazenar: as experiências da Rede de Sementes do Xingu.

A publicação sintetiza uma trajetória de processos e conhecimentos adquiridos pelos coletores da Rede de Sementes do Xingu, e serve como subsídio para a formação de novos coletores em seus grupos, além de contribuir com o melhoramento do manejo das sementes: uma cartilha dos coletores para os coletores e amantes das sementes.
Publicações ISA
COSTA, José Nicola M. N. da et al (Org.)
2014

Plante as árvores do Xingu e Araguaia. Ed. rev. e ampl.

Iniciativa do Programa Xingu do ISA em colaboração com diversas instituições envolvidas com a Rede de Sementes do Xingu.
Publicações ISA
CAMPOS FILHO, Eduardo Malta (Org.)
2012

Plante as árvores do Xingu e do Araguaia: volume I, manual do plantador.

O manual apresenta o passo-a-passo para quem quer plantar árvores nativas, desde a legislação, a coleta de sementes, e as várias formas de plantio.  
Publicações ISA
CAMPOS FILHO, Eduardo Malta (Org.)
2009

Plante as árvores do Xingu e do Araguaia: volume II, guia de identificação.

O guia traz informações e fotos reunidas localmente sobre 73 espécies e gêneros de plantas nativas das bacias hidrográficas dos rios Xingu e Araguaia. Elas foram selecionadas por sua importância como fruta, remédio, óleo, resina, madeira, para abelhas, para jardins e para recuperação de áreas degradadas.
Publicações ISA
CAMPOS FILHO, Eduardo Malta (Org.)
2009

Quem está fazendo diferente: conheça alguns exemplos de produtores rurais que saíram na frente para proteger e recuperar as nascentes do Rio Xingu.

A Campanha Y Ikatu Xingu visa estimular iniciativas que promovam a recuperação e assegurem a proteção das nascentes e matas ciliares das cabeceiras do Xingu. A publicação apresenta iniciativas concretas de experimentação de novas soluções e arranjos que buscam aliar a produção agropecuária com  recuperação e a conservação de recursos naturais.
Publicações ISA
NEULS, Gisele, SOUZA, Oswaldo Braga de (Ed.)
2008

Formação dos agentes socioambientais no Xingu: valorizando as descobertas e iniciativas agroflorestais.

A publicação tem o objetivo de contar os processos e os resultados da formação dos agentes multiplicadores socioambientais promovida pela campanha ‘Y Ikatu Xingu e seus parceiros, na região das cabeceiras do Rio Xingu (MT).
Publicações ISA
JUNQUEIRA, Rodrigo Gravina Prates, SOUZA, Oswaldo Braga de (Ed.)
2007

Plante as árvores do Xingu.

O guia mostra como coletar sementes, plantar e utilizar algumas árvores do Cerrado e das matas da Bacia do Rio Xingu, com o objetivo de proteger e recuperar suas nascentes e matas ciliares no Estado de Mato Grosso. As espécies foram escolhidas por seu valor nutritivo, ornamental, madeireiro e capacidade para restauração de áreas degradadas.
Publicações ISA
GUERRERO, Thisbe, CAMPOS FILHO, Eduardo Malta
2007

Cuidando das águas e matas do Xingu.

Apresenta informações, conceitos e técnicas para restauração de matas ciliares nas cabeceiras do rio Xingu.
Publicações ISA
JUNQUEIRA, Rodrigo Gravina Prates, CAMPOS FILHO, Eduardo Malta, PENEIREIRO, Fabiana Mongeli (Ed.)
2006

Seria melhor mandar ladrilhar?: biodiversidade como, para que, por quê.

Dedicado ao público leigo e ao público em geral, os artigos explicam a importância da diversidade biológica e como fazer para conservá-la. O livro aborda os instrumentos brasileiros de conservação da biodiversidade e trata dos serviços que a natureza oferece. Os artigos apresentam casos e exemplos brasileiros.
Publicações ISA
BENSUSAN, Nurit (Org.)
2002

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei