Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

338 ITENS ENCONTRADOS

Bacia do Rio Xingu: desafios de proteção.

Grilagem, incêndios florestais, uso indiscriminado de agrotóxicos, roubo de madeira, obras de infraestrutura, mineração e garimpo compõem um cenário desolador de pressões sobre a Bacia do Xingu. Os dados mostram que, em 2022, o desmatamento na Bacia do Xingu foi 12% maior em comparação a 2018, ano anterior ao início do mandato de Bolsonaro.
Documentos
REDE XINGU+
2023

Avaliação da barragem de rejeitos, do uso de cianeto e do consumo de água no Projeto de Ouro Volta Grande proposto, Pará, Norte do Brasil.

O Projeto de Ouro Volta Grande proposto inclui uma barragem de rejeitos ao longo das margens do rio Xingu, um importante afluente do rio Amazonas no Pará, norte do Brasil. A reciclagem do lixiviado de cianeto entre o reservatório de rejeitos e a planta de processamento de minério tem o potencial de enriquecer a água de rejeitos em antimônio, arsênico e mercúrio.
Documentos
EMERMAN, Steven H.
2020

Dossiê Garimpo no Xingu.

O dossiê mostra que uma nova onda de garimpos ilegais ameaça Áreas Protegidas da bacia do Xingu e a sobrevivência dos povos indígenas e ribeirinhos que ali vivem.
Documentos
2020

Índios no Brasil: vida, cultura e morte.

Ensaios inéditos sobre a história, a arqueologia e o genocídio indígena expõem a luta pelo direito, pela justiça e pela preservação da memória dos povos indígenas.
Documentos
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci, ROSSI, Mirian Silva (Org.)
2019

O processo de construção da casa verdadeira.

Apresenta o processo de construção de uma casa tradicional kamaiurá.
Documentos
KAMAIURA. Samuraia
2018

Origem Kamayura e acontecimentos no Morena: kwarup, luta huka huka, jogo de bola, pintura corporal.

Apresenta narrativas sobre a origem do Kwarup, do jogo de bola e da luta huka-huka.
Documentos
KAMAYURA, Jaluik
2018

Plano de Gestão Territorial e Ambiental Volta Grande do Xingu: Terras Indígenas Paquiçamba, Arara da Volta Grande do Xingu e Área Indígena Juruna do Km 17.

O PGTA da Volta Grande do Xingu foi elaborado para auxiliar as comunidades a planejar o futuro e delinear diretrizes e ações para viver de acordo com as suas próprias resoluções. Em sua construção, os indígenas refletiram amplamente sobre a sua realidade, avaliando os desafios enfrentados atualmente e as oportunidades que vislumbram.
Documentos
FERREIRA, Igor N. Richwin, NASCIMENTO, Hilton da Silva, MOLINA, Luísa Pontes (Ed.)
2018

"Eu não quero o lugar dos outros": direitos e conflitos na Terra Indígena Cachoeira Seca.

A dissertação discute a situação de camponeses pobres que ocupam a Terra Indígena Cachoeira Seca e se instalaram na área antes da declaração da TI. Beiradeiros, cuja a ocupação está intimamente ligada à instalação dos seringais e à exploração da borracha na região da Terra do Meio.
Documentos
SANTOS, Kerlley Diane Silva dos
2017

Amazônia: uma iniciativa para a floresta amazônica do Brasil.

Apresenta uma iniciativa que visa o desenvolvimento de novas formas de gestão sustentável da região amazônica. Os povos indígenas, guardiões da floresta, terão um papel central na iniciativa. A publicação traz mapas sobre áreas protegidas e desmatamento na Amazônia, produzidos pelo ISA, e fotografias de povos indígenas, realizadas por Sebastião Salgado.
Documentos
SALGADO, Sebastião, SALGADO, Lélia Wanick
2017

Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura.

Trata-se de uma investigação jornalística que descreve centenas de mortes de indígenas durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Durante um ano, o autor entrevistou oitenta pessoas, entre índios, sertanistas, missionários e indigenistas, percorreu 14 mil quilômetros de carro, esteve em dez estados e dez aldeias indígenas do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Documentos
VALENTE, Rubens
2017

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei