Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

211 ITENS ENCONTRADOS

Os invasores: quem são os empresários brasileiros e estrangeiros com mais sobreposições em terras indígenas.

Com base nos dados fundiários do Incra, o relatório revela o nome de pessoas físicas e jurídicas por trás de 1.692 casos de sobreposição de fazendas em territórios delimitados pela Funai. Ao todo, as sobreposições em terras indígenas englobam 1,18 milhão de hectares dentro de 213 TIs – regularizadas ou não. Desse total, 95,5% estão em territórios pendentes de demarcação.
Documentos
CASTILHO, Alceu Luís (Ed.)
2023

Amazonian cosmopolitans: navigating a shamanic cosmos, shifting indigenous policies, and other modern projects.

O livro é baseado nos relatos autobiográficos de duas lideranças indígenas brasileiras, Prepori e Sabino, homens Kawaiwete cujas vidas perpassaram o século XX, quando a Amazônia tornou-se cada vez mais o contexto de grandes projetos estatais. Ambos relatam como trabalharam em uma série de projetos interétnicos das décadas de 1920 a 1960 na região central do Brasil.
Documentos
OAKDALE, Suzanne
2022

Guia Amazônia Legal e o futuro do Brasil: um raio X dos 9 estados da região entre 2018-2022.

Apresenta um levantamento dos principais acontecimentos da pauta socioambiental nos quatro anos de gestão Bolsonaro em cada um dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
Documentos
LERER, Rebeca
2022

Gerar, cuidar e manter a biodiversidade biológica.

Seção 7 do livro Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil: contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, para a biodiversidade, políticas e ameaças.
Documentos
EMPERAIRE, Laure (Coord.)
2021

Indigenous knowledge and forest succession management in the Brazilian Amazon: contributions to reforestation of degraded areas.

Os sistemas indígenas de manejo agrícola e florestal na Amazônia são caracterizados por um profundo conhecimento dos processos ecológicos, da biodiversidade e do uso e manejo do fogo. Porém, em muitos lugares, os meios de subsistência dos povos indígenas estão sendo transformados pela intensificação da agricultura e das mudanças sociais, ecológicas e econômicas, colocando em risco a sustentabil
Documentos
SCHMIDT, Marcus Vinícius Chamon et al
2021

Relatório Origens Brasil 2020: impactos, resultados e transparência da rede que promove a economia da floresta em pé.

Relatório anual da rede Origens Brasil, que promove negócios sustentáveis na Amazônia, conectando povos indígenas, populações tradicionais, instituições de apoio e empresas. A rede visa estimular o comércio ético para gerar valor econômico, ambiental e social para toda a cadeia de produção, garantindo relações comerciais diretas com rastreabilidade, ética e transparência.
Documentos
2021

Indigenous Amazonia, regional development and territorial dynamics: contentious issues.

Neste capítulo, os autores avaliam a participação indígena na restauração da floresta e da paisagem no sudeste da Amazônia, abrangendo a organização indígena, os resultados da produção da comunidade e questões para adaptar as instituições indígenas às realidades de gestão empresarial.
Documentos
LEAL FILHO, Walter, KING, Victor T., BORGES DE LIMA, Ismar (Ed.)
2020

A chegada do povo Kawaiwete no Xingu: Jawakatu Kaiabi entrevista Makupa, Osmar e Kwariup.

Documentos
KAIABI, Jawakatu
2018

Cocar: identidade dos povos indígenas do Brasil.

Trata dos tipos de cocares e as mudanças na forma kawaiwete de fazê-los e usá-los. Critica as leis de proteção da natureza, envolvendo a caça, e menciona suas consequências na produção de cocares.
Documentos
KAIABI, Twikang
2018

Fazendo roça com os Kawaiwete.

Traz um levantamento dos produtos da roça dos Kawaiwete e informações sobre plantios de roças.
Documentos
KAYABI, Tariaiup
2018

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei