MEMBROS

AFP - Associação Floresta Protegida

Com sede em Tucumã (PA), a Associação Floresta Protegida (AFP) representa cerca de 17 comunidades nas Terras Indígenas Kayapó e Las Casas.

A AFP é uma organização indígena sem fins lucrativos que foi criada em 2002 com os objetivos de fortalecer as comunidades Mẽbêngôkre/Kayapó para a proteção de seus territórios e recursos naturais, apoiar o desenvolvimento de alternativas sustentáveis de geração de renda e valorizar o patrimônio cultural da etnia. A Associação desempenha importante papel como mediadora e facilitadora da relação dos Mẽbêngôkre com a sociedade envolvente, por meio da captação e gestão de recursos para projetos estruturantes, divulgação e valorização da cultura Mẽbêngôkre, assim como na defesa dos direitos indígenas e busca por melhorias na qualidade de vida das aldeias.

A Associação Floresta Protegida, em parceria com a CooBaY, iniciou em 2012 um trabalho de estruturação da cadeia produtiva do artesanato. Este trabalho envolve a organização social das comunidades, precificação participativa, acesso a mercados diferenciados e justos, registro dos processos produtivos e resgate do conhecimento dos mebenget (os mais velhos). O objetivo é fornecer uma fonte não-sazonal e sustentável de renda, que seja bem distribuída pelas comunidades e contribua para valorizar e promover a beleza da cultura Kayapó no Brasil e no mundo.

A coleta da castanha é uma atividade tradicional do Povo Kayapó que envolve a maioria das aldeias durante o período da chuva (dezembro a março). A AFP apoia a atividade desde 2005 por acreditar que a exploração deste recurso representa não apenas uma das opções mais promissoras para a geração de renda de forma sustentável, mas também uma complementação da dieta alimentar indígena e uma forma de promover e valorizar as práticas da cultura Kayapó.


...
...
...



PALAVRAS CHAVE

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei