Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

654 ITENS ENCONTRADOS

Bacia do Rio Xingu: desafios de proteção.

Grilagem, incêndios florestais, uso indiscriminado de agrotóxicos, roubo de madeira, obras de infraestrutura, mineração e garimpo compõem um cenário desolador de pressões sobre a Bacia do Xingu. Os dados mostram que, em 2022, o desmatamento na Bacia do Xingu foi 12% maior em comparação a 2018, ano anterior ao início do mandato de Bolsonaro.
Documentos
REDE XINGU+
2023

Isolados por um fio: riscos impostos aos povos indígenas isolados.

O objetivo da nota técnica é apresentar como cinco dimensões de risco (situação jurídica da TI, desmatamento, focos de calor, áreas de garimpo e Cadastros Ambientais Rurais - CAR sobrepostos às Terras Indígenas) estão associadas, principalmente, com atividades ilegais que aumentam substancialmente a pressão sobre as Terras Indígenas com povos indígenas isolados no bioma Amazônia.
Documentos
FELLOWS, Martha et al
2023

Isolados X Dizimados: relatório 2023.

Relatório das atividades realizadas pela campanha Isolados ou Dizimados, que teve como objetivo central pressionar a Funai para renovação das portarias que protegiam quatro Terras Indígenas com a presença de isolados: Jacareúba-Katawixi (AM), Piripkura (MT) , Pirititi (RR) e Ituna-Itatá (PA), além de chamar atenção para as diversas ameaças enfrentadas pelos povos indígenas isolados no Brasil: a
Documentos
2023

Mapeamento das pistas de pouso e garimpo na Amazônia.

O MapBiomas identificou 2869 pistas de pouso na Amazônia, mais do que o dobro das pistas contidas nos registros da ANAC. Pelas coordenadas geográficas, 804 pistas de pouso, ou 28% do total, estão dentro de alguma área protegida: 320 (11%) ficam no interior de Terras Indígenas e 498 (17%) no interior de Unidades de Conservação.
Documentos
2023

Os invasores: quem são os empresários brasileiros e estrangeiros com mais sobreposições em terras indígenas.

Com base nos dados fundiários do Incra, o relatório revela o nome de pessoas físicas e jurídicas por trás de 1.692 casos de sobreposição de fazendas em territórios delimitados pela Funai. Ao todo, as sobreposições em terras indígenas englobam 1,18 milhão de hectares dentro de 213 TIs – regularizadas ou não. Desse total, 95,5% estão em territórios pendentes de demarcação.
Documentos
CASTILHO, Alceu Luís (Ed.)
2023

Projeto Carbono Nascentes do Xingu: Monitoring Report.

Relatório do 2º quinquênio de monitoramento do projeto (2017-2022).
Documentos
2023

Projeto Carbono Nascentes do Xingu: Resumo Relatório de Monitoramento.

Resumo do relatório do 2º quinquênio de monitoramento do projeto (2017-2022).
Documentos
2023

Relatório anual do desmatamento no Brasil 2022.

A área desmatada no Brasil cresceu 22,3% em 2022 segundo o mais recente Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2022) do MapBiomas, que consolida dados de todo o território nacional e seus biomas.
Documentos
2023

Xingu sob pressão

O Corredor de Sociobiodiversidade do Xingu está sob forte ameaça. Grilagem, incêndios florestais, uso indiscriminado de agrotóxicos, roubo de madeira, obras de infraestrutura, mineração e garimpo compõem um cenário desolador de pressões sobre essa região. Este mapa traça um panorama dessas ameaças. Paralelamente, a Rede Xingu+ também produziu um 
Mapas
2023

A arma do crime: como equipamentos agrícolas e de construção civil estão contribuindo para o desmatamento ilegal da Amazônia.

O relatório aponta o elo entre a destruição da floresta e grandes fabricantes de maquinário tanto da chamada linha-amarela (tratores de esteira, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, rolos compactadores, mini-carregadeiras e manipuladores telescópicos) como equipamentos agrícolas.
Documentos
CAMPOS, André (Ed.)
2022

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei