Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

609 ITENS ENCONTRADOS

A luta esportiva nos rituais pós-funerários: corporalidade, chefia e disputa política no Alto Xingu.

Este artigo propõe uma revisão conceitual e etnográfica sobre a luta corporal alto-xinguana (kindene), que encerra os rituais pós-funerários em homenagens aos chefes (egitsü).
Documentos
COSTA, Carlos Eduardo
2023

Aqui não é igual aldeia: encontros entre indígenas do Território Indígena do Xingu, na cidade de Canarana, Mato Grosso, Brasil.

Este artigo propõe uma análise dos encontros entre indígenas do Território Indígena do Xingu (TIX) que ocupam a cidade de Canarana, Mato Grosso. A maior parte da população indígena presente nessa cidade provém das aldeias do Alto Xingu, mas há ali, constantemente, indígenas de todas as regiões do TIX.
Documentos
HORTA, Amanda
2023

Entre o céu e a terra: subsídios para uma arqueologia de territórios multitemporais alto-xinguanos.

Uma diacronia de mais de dez séculos do povo Wauja e seus ancestrais arawak no rio Kamukuwakewene/Batovi possibilita a abordagem de padrões de uso, mobilidade e (re)ocupação da paisagem na longa duração.
Documentos
RODRIGUES-NIU, Patrícia, RAMOS, Mafalda
2023

Esboço biográfico de Aritana Yawalapíti: a formação de um chefe prototípico.

A partir das etapas de formação de uma pessoa eminente, que pode motivar a execução do ritual itsatchi (quarup), o texto trata da biografia do recém-falecido cacique Aritana Yawalapíti. Sua trajetória é vista como o tipo ideal da formação de um chefe, passando por todos os estágios do modelo processual descrito pelos pesquisadores.
Documentos
ALMEIDA, João Carlos
2023

Mapeamento das pistas de pouso e garimpo na Amazônia.

O MapBiomas identificou 2869 pistas de pouso na Amazônia, mais do que o dobro das pistas contidas nos registros da ANAC. Pelas coordenadas geográficas, 804 pistas de pouso, ou 28% do total, estão dentro de alguma área protegida: 320 (11%) ficam no interior de Terras Indígenas e 498 (17%) no interior de Unidades de Conservação.
Documentos
2023

Projeto Carbono Nascentes do Xingu: Monitoring Report.

Relatório do 2º quinquênio de monitoramento do projeto (2017-2022).
Documentos
2023

Projeto Carbono Nascentes do Xingu: Resumo Relatório de Monitoramento.

Resumo do relatório do 2º quinquênio de monitoramento do projeto (2017-2022).
Documentos
2023

Territórios em expansão: reflexões sobre transformações recentes em uma aldeia Kalapalo.

O artigo apresenta algumas reflexões acerca das implicações de um processo de aproximação dos Kalapalo em relação ao ‘mundo dos brancos’. O foco está principalmente na abertura de uma estrada ligando a aldeia Aiha (localizada na margem direita do rio Culuene) ao município de Querência, Mato Grosso, e na criação de um ponto de conexão com a internet, na mesma aldeia.
Documentos
NOVO, Marina Pereira
2023

Amazonian cosmopolitans: navigating a shamanic cosmos, shifting indigenous policies, and other modern projects.

O livro é baseado nos relatos autobiográficos de duas lideranças indígenas brasileiras, Prepori e Sabino, homens Kawaiwete cujas vidas perpassaram o século XX, quando a Amazônia tornou-se cada vez mais o contexto de grandes projetos estatais. Ambos relatam como trabalharam em uma série de projetos interétnicos das décadas de 1920 a 1960 na região central do Brasil.
Documentos
OAKDALE, Suzanne
2022

Boletim do Ouro 2021-2022.

Este boletim visa atualizar as informações do estudo Legalidade da produção de ouro no Brasil, publicado em julho de 2021, para o período de janeiro de 2021 até junho de 2022, com um breve panorama do cenário nacional.
Documentos
MANZOLLI, Bruno Antônio, RAJÃO, Raoni
2022

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei