Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

9 ITENS ENCONTRADOS

A história do contato e o desterro tapayuna: um massacre anunciado.

O artigo é sobre os Tapayuna, um povo da família linguística jê, cujo território tradicional está localizado no noroeste do Mato Grosso, na região dos rios Arinos e Sangue. Em 1970, 41 sobreviventes de uma epidemia de gripe, suscitada após uma expedição da Funai, foram transferidos para o Parque Indígena do Xingu, onde viveram até meados da década de 1980.
Documentos
LIMA, Daniela Batista de
2019

Dossiê Outras imagens do pensamento para a etnologia dos povos Jê do Brasil Central.

Este número da revista traz um dossiê sobre os povos Jê, em homenagem aos 40 anos da publicação clássica coletânea Dialectical Societies: the Gê e Bororo of Central Brazil, organizada por David Maybury-Lewis. 
Documentos
DEMARCHI, André et al (Ed,)
2019

Transformações, xamanismo e guerra entre os Kajkwakratxi (Tapayuna).

Tese sobre os Tapayuna, um povo da família linguística jê, cujo território tradicional está localizado no noroeste do Mato Grosso, notadamente na região dos rios Arinos e Sangue. Em 1970, 41 sobreviventes de uma epidemia de gripe, suscitada após uma expedição da Funai, foram transferidos para o Parque Indígena do Xingu, onde viveram até meados da década de 1980.
Documentos
LIMA, Daniela Batista de
2019

Kajkwakratxi tujarẽj (Histórias Tapayuna).

Coletânea de mitos narrados por três anciões do Povo Tapayuna, que vive nas Terras Indígenas Wawi e Capoto-Jarinã. Ambas em Mato Grosso. Alimentação, rituais, instrumentos de caça e como surgem os nomes usados na cultura Tapayuna – "Kajkwakratxi" na língua materna – são aspectos identificados nas lendas contadas pelos índios Kôkôtxi, Roptyktxi, Wôtkàtxi.
Documentos
LIMA, Daniela Batista de (Org.)
2017

Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura.

Trata-se de uma investigação jornalística que descreve centenas de mortes de indígenas durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Durante um ano, o autor entrevistou oitenta pessoas, entre índios, sertanistas, missionários e indigenistas, percorreu 14 mil quilômetros de carro, esteve em dez estados e dez aldeias indígenas do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Documentos
VALENTE, Rubens
2017

Censo 1995 do PIX por etnia, faixa etaria e sexo.

Documentos
EPM
1995

Dados demográficos do Parque Nacional do Xingu em 1970 e 1980.

Documentos
PINTO, Nicanor Rodrigues S.
1980

Informes sobre os trabalhos de pacificacao dos Tapayuna.[].

Trata-se de 4 informes, 3 produzidos pela FUNAI e destinados a empresas agropecuarias interessadas em ocupar regiao interditadas pelo trabalho de pacificacao dos Tapayuna, e um oficio destinado ao Conselho Indigenista da FUNAI informando sobre a atracao dos indios.
Documentos
FUNAI
1969

A pacificacao dos Tapayuna (Beico-de-pau).

Relato detalhado das inumeras tentatias de pacificacao dos Tapayuna ate marco de 1968, quando ela ainda nao havia se consolidado. Constam, tambem, os antecedentes conflituosos entre brancos e indios desde 1931. Anexo: dados sobre a condicao atual dos Tapayuna.
Documentos
PEREIRA, Adalberto Holanda
1967

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei