Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

9 ITENS ENCONTRADOS

Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura.

Trata-se de uma investigação jornalística que descreve centenas de mortes de indígenas durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Durante um ano, o autor entrevistou oitenta pessoas, entre índios, sertanistas, missionários e indigenistas, percorreu 14 mil quilômetros de carro, esteve em dez estados e dez aldeias indígenas do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Documentos
VALENTE, Rubens
2017

The tribe that hides from man.

O livro conta o esforço dos irmãos Villas Bôas, com a ajuda de outros índios de diferentes etnias, para contatar os índios isolados Panará, conhecidos como Kreen-Akarore. A abertura de uma estrada, perto do território Kreen-Akarore, ameaçava sua sobrevivência. Na opinião dos sertanistas, a melhor opção para estes índios era levá-los para o Parque do Xingu antes que a estrada chegasse.
Documentos
COWELL, Adrian
1995

A marcha para o oeste e os indios do Xingu.

Indios do Brasil, 2.O trabalho, parte de um projeto em elaboracao que resultara em tese de doutoramento a ser defendida na Universidade de Paris III, recupera o contexto politico a partir de 1930 e a chamada Marcha para o Oeste -projeto orientado pelo Estado Novo cujo proposito e incorporar "as riquezas do interior do pais em sua caminhada para o futuro".
Documentos
ROCHA, Leandro Mendes
1992

Arawete - visao de um povo Tupi da Amazonia (release para imprensa).

Release para imprensa em que se faz um resumo da historia do povo Arawete de 1970 a 1992, enfatizando os seus problemas com invasoes de madeireiras em sua area e garimpos em areas proximas.
Documentos
CEDI. Programa "Povos Indígenas no Brasil"
1992

Arawete: visao de um povo Tupi da Amazonia.

Texto-suporte produzido para compor a exposicao multimeios homonima, ocorrida entre outubro e novembro, no Centro Cultural Sao Paulo. Num primeiro capitulo narra os contatos iniciais com a FUNAI na regiao do Igarata/Ipixuna, sudeste do PA, a tragica transferencia para o Alto Ipixuna e a consolidacao do grupo no situo atual. Descreve ?
Documentos
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B.
1992

Diarios de campo sobre a Frente de Atracao do Ipixuna.[].

Trata-se do diario de campo de um sertanista que participou da frente de atra‡ao dos povos da regiao de Altamira e Medio Xingu, relatando dificuldades do contato e caracteristicas particulares de cada povo.
Documentos
CARVALHO, João Evangelista de
1977

Relatorio Frente de Atracao Ipixuna.

Relatorio (faltam paginas) de um sertanista ao Presidente da FUNAI, descrevendo os trabalhos realizados na Frente de Atracao Ipixuna no periodo de 20/08/76 a 16/01/77.
Documentos
CARVALHO, João Evangelista de
1977

Sintese das ocorrencias sobre a pacificacao de tribos arredias na jurisdicao de ajudancia de area de Altamira, durante o corrente exercicio.

Of. 378/2a. DR encaminhando Ref. Rel. Ref. Proc. FUNAI/BSB/4724/77 (Arara).
Documentos
SANTOS, Salomão
1977

O indio e o problema da terra na Amazonia: Medio Xingu e Alto Rio Negro.

Atencao: copia com trechos incompletos.
Documentos
RIBEIRO, Berta G.

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei