Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

17 ITENS ENCONTRADOS

A história do contato e o desterro tapayuna: um massacre anunciado.

O artigo é sobre os Tapayuna, um povo da família linguística jê, cujo território tradicional está localizado no noroeste do Mato Grosso, na região dos rios Arinos e Sangue. Em 1970, 41 sobreviventes de uma epidemia de gripe, suscitada após uma expedição da Funai, foram transferidos para o Parque Indígena do Xingu, onde viveram até meados da década de 1980.
Documentos
LIMA, Daniela Batista de
2019

Transformações, xamanismo e guerra entre os Kajkwakratxi (Tapayuna).

Tese sobre os Tapayuna, um povo da família linguística jê, cujo território tradicional está localizado no noroeste do Mato Grosso, notadamente na região dos rios Arinos e Sangue. Em 1970, 41 sobreviventes de uma epidemia de gripe, suscitada após uma expedição da Funai, foram transferidos para o Parque Indígena do Xingu, onde viveram até meados da década de 1980.
Documentos
LIMA, Daniela Batista de
2019

Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura.

Trata-se de uma investigação jornalística que descreve centenas de mortes de indígenas durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Durante um ano, o autor entrevistou oitenta pessoas, entre índios, sertanistas, missionários e indigenistas, percorreu 14 mil quilômetros de carro, esteve em dez estados e dez aldeias indígenas do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Documentos
VALENTE, Rubens
2017

The tribe that hides from man.

O livro conta o esforço dos irmãos Villas Bôas, com a ajuda de outros índios de diferentes etnias, para contatar os índios isolados Panará, conhecidos como Kreen-Akarore. A abertura de uma estrada, perto do território Kreen-Akarore, ameaçava sua sobrevivência. Na opinião dos sertanistas, a melhor opção para estes índios era levá-los para o Parque do Xingu antes que a estrada chegasse.
Documentos
COWELL, Adrian
1995

Os Panara do Peixoto de Azevedo e cabeceiras do Iriri: historia, contato e transferencia ao Parque do Xingu.

Este trabalho constitui laudo etnohistorico sobre os indios Panara (Krenakore) do rio Peixoto de Azevedo. Aborda 3 fases distintas: a historia da ocupacao dos indios Panara da bacia do Peixoto Azevedo e os antecedentes dos atuais Panara; o contato dos Panara com a sociedade nacional entre 1965-75; a transferencia dos Panara do Peixoto para o PIX em 1975 e sua experiencia no PIX ate o presente.
Documentos
SCHWARTZMAN, Stephan
1992

Historical transformations of Kayapo society.

Apresenta um panorama geral da historia Kaiapo, analisa as diversas transformacoes ocorridas na organizacao social e estrutura cultural deste povo no decorrer de quatro seculos de contato com a sociedade brasileira.
Documentos
TURNER, Terence
1991

Comments on the Kayapo of Southeastern Para.

Traducao do titulo: "Comentarios sobre os Kayapo do Sudeste do Para preparado para o Cedi, Povos Indigenas do Brasil, vol.8, Sul do Para, parte 2, por Terry Turner."
Documentos
FISHER, William Harry
1988

Os grupos Kayapo do Para.

Documentos
VIDAL, Lux Boelitz
1982

The intertribal relations between the Juruna and the kayapo indians (1850-1920). IN: JAHRBUCH des museums fur volkerkunder zu Leipzig.

Documentos
VERSWIJVER, Gustaaf
1982

Relatorio sobre 5 anos de atuacao no PI Mekragnoti (2a. DR).

Documentos
VERSWIJVER, Gustaaf
1979

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei