Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

134 ITENS ENCONTRADOS

Catálogo de produtos Vem do Xingu.

Catálogo dos produtos da Rede de Cantinas da Terra do Meio, formada por 14 associações de comunidades indígenas e ribeirinhas da região de Altamira (PA). A Rede conta com miniusinas de processamento multiprodutos instaladas dentro das comunidades. São castanha, óleos e farinhas que compõem uma cesta de produtos diversificada com grande capacidade produtiva.    
Publicações ISA
2022

Conhecimentos associados à biodiversidade.

Seção 8 do livro Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil: contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, para a biodiversidade, políticas e ameaças.
Documentos
LIMA, Ana Gabriela Morim de, OLIVEIRA, Joana Cabral de, SHIRATORI, Karen (Coord.)
2021

Gerar, cuidar e manter a biodiversidade biológica.

Seção 7 do livro Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil: contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, para a biodiversidade, políticas e ameaças.
Documentos
EMPERAIRE, Laure (Coord.)
2021

Relatório Origens Brasil 2020: impactos, resultados e transparência da rede que promove a economia da floresta em pé.

Relatório anual da rede Origens Brasil, que promove negócios sustentáveis na Amazônia, conectando povos indígenas, populações tradicionais, instituições de apoio e empresas. A rede visa estimular o comércio ético para gerar valor econômico, ambiental e social para toda a cadeia de produção, garantindo relações comerciais diretas com rastreabilidade, ética e transparência.
Documentos
2021

Línguas indígenas: tradição, universais e diversidade.

O livro apresenta o tema línguas indígenas, com dois objetivos: (1) informar os resultados de pesquisas recentes sobre línguas brasileiras em uma linguagem acessível ao leitor universitário, exemplificando os resultados da ciência linguística nessa área do conhecimento; (2) estimular o surgimento de novos estudiosos e ativistas das línguas indígenas, para que o quadro de ameaça em que elas se e
Documentos
STORTO, Luciana R.
2019

Surgimento da festa Jawari: hagaka etihuntepügü.

Apresenta a origem da festa Jawari.
Documentos
MEHINAKU, Yamalui Kuikuro
2018

Amazônia: uma iniciativa para a floresta amazônica do Brasil.

Apresenta uma iniciativa que visa o desenvolvimento de novas formas de gestão sustentável da região amazônica. Os povos indígenas, guardiões da floresta, terão um papel central na iniciativa. A publicação traz mapas sobre áreas protegidas e desmatamento na Amazônia, produzidos pelo ISA, e fotografias de povos indígenas, realizadas por Sebastião Salgado.
Documentos
SALGADO, Sebastião, SALGADO, Lélia Wanick
2017

Xingu: um rio, um povo, uma floresta.

Registro da Expedição Xingu, realizada em 2015. A equipe atravessou de caiaque 420 km do rio Xingu, para documentar em fotografia e filme, no último ano antes do fechamento das comportas da usina Belo Monte, os povos, o rio e a floresta do Parque Indígena do Xingu.
Documentos
NOGUEIRA, Marcelo Figueiral (Coord.)
2017

Tupaga Hotugu e outras plantas utilizadas pelo povo Kuikuro.

Publicação concebida e elaborada ao longo das oficias no Projeto Tupaga Hotugu - Bico de Peixe Tuvira, coordenado pela Associação Terra Indígena Xingu.
Documentos
KUIKURO, Mutuá, STURLINI, Manuela Otero, YUKARI ONO, Kátia (Org.)
2016

Dossiê Belo Monte: não há condições para a Licença de Operação.

O dossiê aponta as principais consequências do desrespeito às condicionantes socioambientais da hidrelétrica de Belo Monte. O aumento da exploração ilegal de madeira, a destruição da atividade pesqueira da região, a perda do modo de vida ribeirinho e indígena e um atropelado processo de reassentamento de populações urbanas e rurais são evidências das falhas ocorridas ao longo do processo.
Publicações ISA
VILLAS-BÔAS, André J. A. et al (Org.)
2015

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei