Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

48 ITENS ENCONTRADOS

Verdejar ante a ruína: escritos para cultivar novos mundos.

A publicação nasceu do ímpeto de extrapolar os muros do Departamento de Antropologia da USP e ecoar os debates da disciplina “Interações Vegetais: relações entre humanos, plantas e outros não-humanos no debate antropológico contemporâneo”, ministrada por Marta Amoroso, Karen Shiratori e Ana Gabriela Morim de Lima no primeiro semestre de 2020.
Documentos
BRITOS, Anai Graciela Vera, CHIZZOLINI, Bianca Barbosa, PITOMBO, Rafaela Coelho de Moraes (Org.)
2021

Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal.

A obra apresenta, por meio de relatos etnográficos, algumas possibilidades de modos de vida alternativos aos existentes na atualidade, para tentar contornar intervenções sociais e ambientais que foram realizadas ao longo das décadas no mundo.
Documentos
VILLELA, Jorge Mattar, VIEIRA, Suzane de Alencar (Org.)
2020

Araweté: um povo tupi da Amazônia. 3 ed. rev. ampl.

Fruto da pesquisa acadêmica realizada na década de 1980 por Eduardo Viveiros de Castro, a primeira edição deste livro foi publicada em 1992, em um esforço de adaptar o texto original a leitores não especializados que demonstraram grande interesse pelo modo de vida dos Araweté.
Documentos
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B., CAUX, Camila de, HEURICH, Guilherne Orlandini
2017

Artes e artefatos do povo Juruna da Volta Grande do Xingu.

No livro, a apresentação de artes e artefatos Juruna - da caça e da pesca, fibra vegetal, grafismo, sementes/ossos/cocos, miçanga, plumária, cerâmica, tecelagem, encauchados, instrumentos musicais e madeira - segue uma classificação que enfatiza, ora a expressão estética e identitária Juruna, ora a matéria-prima, ora a técnica, aspectos que se relacionam na cultura material e imaterial do povo
Documentos
MÜLLER, Regina Aparecida Polo (Coord.)
2017

Modos ameríndios de conhecer as florestas: produção de relações e percepções.

A tese tem como foco modos ameríndios de conhecer e circular nas florestas, importante domínio cosmológico e de produção da vida. Mais especificamente, a tese está centrada nos saberes e nas formas de relações estabelecidas a partir de elementos vegetais, que envolvem múltiplas interações entre humanos e não humanos.
Documentos
MATTA, Priscila
2016

Expedição aos sítios históricos dos povos indígenas: Kisêdjê, Panará, Kawaiwete, Yudja.

No Xingu, a ligação dos índios com seus antigos territórios ainda é forte. Os povos indígenas envolvidos no projeto deixaram para trás diversos locais que possuem importância histórica e por vezes representam fontes de recursos naturais estratégicos, sobre tudo do ponto de vista da manutenção de sua cultura material.
Documentos
JUNQUEIRA, Paulo (Org.)
2012

Coração do Brasil.

Catálogo da exposição fotográfica, fruto da expedição Projeto Xingu: no coração do Brasil, em que Sue e o marido, Patrick Cunningham, navegaram 2,5 mil quilômetros do Rio Xingu, entre abril e julho de 2007. O casal atravessou os estados de Mato Grosso e Pará, observando e documentando as condições de vida em 48 aldeias indígenas de 18 etnias que habitam ao longo do Rio Xingu.
Documentos
CUNNINGHAM, Sue
2009

Yudja karia: registro da cultura musical do povo indígena Yudja.

Relatório do projeto de registro e revitalização cultural do povo Yudja, sobretudo do conhecimento relacionado às músicas. O projeto incluiu o registro das histórias e dos conhecimentos sobre as músicas e os instrumentos musicais. Em anexo: relatório fotográfico do Projeto Yudja Karia.
Publicações ISA
MENDONÇA, Paula, JUNQUEIRA, Paulo, ATHAYDE, Simone Ferreira de (Org.)
2009

Um peixe olhou para mim: o povo Yudjá e a perspectiva.

Para além da vida social do povo Yudjá, o livro traz a análise de um sistema sociocosmológico e um mapa da condição humana. Um mergulho profundo em uma outra cultura que a autora traduz por meio de uma linguagem fiel ao pensamento indígena.
Publicações ISA
LIMA, Tânia Stolze
2005

Yudjá Ikaria: Projeto resgate cultural das festas Yudjá e manejo de recursos naturais.

Informações sobre cada instrumento musical e o manejo dos recursos naturais usados para fazer estes instrumentos.
Documentos
ATHAYDE, Simone Ferreira de, RODRIGUES, Joana Salomé Camejo (Org.)
2004

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei