Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

440 ITENS ENCONTRADOS

Bacia do Rio Xingu: desafios de proteção.

Grilagem, incêndios florestais, uso indiscriminado de agrotóxicos, roubo de madeira, obras de infraestrutura, mineração e garimpo compõem um cenário desolador de pressões sobre a Bacia do Xingu. Os dados mostram que, em 2022, o desmatamento na Bacia do Xingu foi 12% maior em comparação a 2018, ano anterior ao início do mandato de Bolsonaro.
Documentos
REDE XINGU+
2023

Os invasores: quem são os empresários brasileiros e estrangeiros com mais sobreposições em terras indígenas.

Com base nos dados fundiários do Incra, o relatório revela o nome de pessoas físicas e jurídicas por trás de 1.692 casos de sobreposição de fazendas em territórios delimitados pela Funai. Ao todo, as sobreposições em terras indígenas englobam 1,18 milhão de hectares dentro de 213 TIs – regularizadas ou não. Desse total, 95,5% estão em territórios pendentes de demarcação.
Documentos
CASTILHO, Alceu Luís (Ed.)
2023

Pará: sem justiça não há paz.

Relatório da delegação da Comissão Arns que realizou uma expedição de cinco dias em abril no Sudeste do Pará, em territórios marcados pela criminalidade.
Documentos
COMISSÃO ARNS
2023

Incêndios ameaçam aldeias e floresta no Parque Indígena do Xingu

Incêndios ameaçam aldeias e floresta no Parque Indígena do Xingu Extensão da linha de fogo pode ter chegado a 50 quilômetros Daniela Chiaretti 13/09/2022
2022

Sol ilumina as noites e muda a vida de 120 aldeias no Xingu

Sol ilumina as noites e muda a vida de 120 aldeias no Xingu Para indígenas, sistemas fotovoltaicos levam luz e tecnologia às aldeias sem prejuízo à cultura e ao meio ambiente Alexa Salomão Lalo de Almeida 01/09/2022
2022

Como a agroindústria ilhou o Xingu, mais antiga reserva indígena do Brasil

Como a agroindústria ilhou o Xingu, mais antiga reserva indígena do Brasil Fronteira agrícola avança na bacia do Xingu, que acumula maiores taxas de desmatamento da Amazônia, enquanto abriga 16 etnias indígenas Flávia Milhorance abril 7, 2021
2021

Gerar, cuidar e manter a biodiversidade biológica.

Seção 7 do livro Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil: contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, para a biodiversidade, políticas e ameaças.
Documentos
EMPERAIRE, Laure (Coord.)
2021

O 'povo da mercadoria' precisa dizer sim a outras formas de existência

O 'povo da mercadoria' precisa dizer sim a outras formas de existência Por Jeferson Camarão Straatmann* e Roberto Almeida** O xamã yanomami Davi Kopenawa chama de "povo da mercadoria" quem só enxerga na floresta insumos a serem extraídos a qualquer custo.
2021

Relatório Origens Brasil 2020: impactos, resultados e transparência da rede que promove a economia da floresta em pé.

Relatório anual da rede Origens Brasil, que promove negócios sustentáveis na Amazônia, conectando povos indígenas, populações tradicionais, instituições de apoio e empresas. A rede visa estimular o comércio ético para gerar valor econômico, ambiental e social para toda a cadeia de produção, garantindo relações comerciais diretas com rastreabilidade, ética e transparência.
Documentos
2021

Coronavírus chega ao Parque do Xingu e leva líderes indígenas a cancelar o Kuarup, tradicional homenagem aos mortos

Adiamento foi sugerido por presidente de associação indígena após cacique da aldeia Sapezal e filho serem contaminados pela Covid-19. Três povos já decidiram suspender o ritual neste ano, enquanto outros estudam adiamento ou restringir visitantes.
2020

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei