Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

148 ITENS ENCONTRADOS

Territórios em expansão: reflexões sobre transformações recentes em uma aldeia Kalapalo.

O artigo apresenta algumas reflexões acerca das implicações de um processo de aproximação dos Kalapalo em relação ao ‘mundo dos brancos’. O foco está principalmente na abertura de uma estrada ligando a aldeia Aiha (localizada na margem direita do rio Culuene) ao município de Querência, Mato Grosso, e na criação de um ponto de conexão com a internet, na mesma aldeia.
Documentos
NOVO, Marina Pereira
2023

Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal.

A obra apresenta, por meio de relatos etnográficos, algumas possibilidades de modos de vida alternativos aos existentes na atualidade, para tentar contornar intervenções sociais e ambientais que foram realizadas ao longo das décadas no mundo.
Documentos
VILLELA, Jorge Mattar, VIEIRA, Suzane de Alencar (Org.)
2020

A máscara dos Outros: apropriação e inovação ritual nas relações de alteridade na região do Brasil Central.

Os Mẽbêngôkre-Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá realizam uma festa que chamam Bô toro (dança do Bô) e que deriva de um ritual que tomaram emprestado dos índios Karajá, com quem estabeleceram uma aliança no final do século XIX para lutar contra seus inimigos comuns, os Mẽbêngôkre-Kayapó. Atualmente, o Bô toro é realizado não somente entre os Xikrin, mas também entre os Kayapó.
Documentos
TSELOUIKO, Stéphanie
2019

Dossiê Outras imagens do pensamento para a etnologia dos povos Jê do Brasil Central.

Este número da revista traz um dossiê sobre os povos Jê, em homenagem aos 40 anos da publicação clássica coletânea Dialectical Societies: the Gê e Bororo of Central Brazil, organizada por David Maybury-Lewis. 
Documentos
DEMARCHI, André et al (Ed,)
2019

“Não sou homem para estar aqui”: as menire [mulheres] Mẽbengôkre-Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá e a política dos brancos de Belo Monte.

O artigo descreve o engajamento das menire, mulheres Mẽbengôkre-Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá em um ciclo de reuniões com representantes técnicos da empresa Norte Energia, maior concessionária da usina hidrelétrica de Belo Monte, instalada na Volta Grande do Xingu, Amazônia paraense.
Documentos
MANTOVANELLI, Thais
2019

Memórias das imagens: olhares multiculturais sobre o acervo Jesco Puttkamer.

O livro apresenta os resultados do projeto que teve por objetivo a qualificação de imagens e sons de quatro etnias que compõem a coleção audiovisual Jesco Puttkamer. Traz etnografia, contextualização do material audiovisual, processo de qualificação das imagens e percepção dos indígenas participantes do projeto de cada etnia. Em anexo: DVD contendo imagens de cada etnia.
Documentos
MOURA, Marlene Castro Ossami de, VIANA, Sibeli A. (Org.)
2017

Arte Kayapó Mekrãgnoti.

O catálogo é uma iniciativa das comunidades envolvidas no Projeto Produtos da Socioabiodiversidade Kayapó Mekrãgnoti, que desenvolveram ações para resgatar e fortalecer a arte e os artesanatos das comunidades, resultando na geração e distribuição de renda integralmente revertida para as famílias produtoras.
Documentos
2016

Metoro Kukràdjà: ensaio fotoetnográfico sobre a estética ritual Mebêngôkre-Kayapó.

Metoro Kukràdjà, cujo significado é "o conhecimento das festas/rituais", apresenta a arte e a estética do povo Mebengôkre-Kayapó, do sul do Pará. Trata-se de um documento contemporâneo da vida e da cultura dos Kayapó.
Documentos
DEMARCHI, André, OLIVEIRA, Thiago
2015

Riquezas intangíveis de pessoas partíveis: os Mẽbêngôkre (Kayapó) do Brasil Central.

O núcleo da pesquisa são os direitos e as prerrogativas das Casas mẽbêngôkre sobre nomes pessoais e uma série de bens simbólicos. Por Casa
Documentos
LEA, Vanessa Rosemary
2012

Alto Xingu: uma sociedade multilíngue.

O livro apresenta os resultados do Projeto 'Evidências linguísticas para o entendimento de uma sociedade multilíngue: o Alto Xingu'. São nove textos que se originam em trabalhos apresentados por linguistas e pelo arqueólogo Michael Heckenberger durante workshop realizado em 2008 no Museu Nacional (UFRJ).
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2011

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei