Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

17 ITENS ENCONTRADOS

Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal.

A pergunta do título deste capítulo foi enunciada em 2018 por Dona Graça, moradora da Volta Grande do Xingu, na Terra Indígena Paquiçamba, área de impacto direto de operação da Hidrelétrica de Belo Monte. A questão foi feita por ela a representantes da Norte Energia, maior concessionária da usina instalada na região do Médio Xingu, nas proximidades da cidade de Altamira no Pará.
Documentos
VILLELA, Jorge Mattar, VIEIRA, Suzane de Alencar (Org.)
2020

Dossiê Belo Monte: não há condições para a Licença de Operação.

O dossiê aponta as principais consequências do desrespeito às condicionantes socioambientais da hidrelétrica de Belo Monte. O aumento da exploração ilegal de madeira, a destruição da atividade pesqueira da região, a perda do modo de vida ribeirinho e indígena e um atropelado processo de reassentamento de populações urbanas e rurais são evidências das falhas ocorridas ao longo do processo.
Publicações ISA
VILLAS-BÔAS, André J. A. et al (Org.)
2015

Além de Belo Monte e das outras barragens: o crescimentismo contra as populações indígenas.

A publicação reúne uma série de artigos que ajudam a compreender melhor os impactos da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte na questão dos direitos conferidos aos territórios indígenas.
Documentos
CAUBET, Christian Guy (Org.)
2014

Belo Monte e a questão indígena.

A coletânea de textos é parte e resultado dos esforços levados a termo pela Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) com a finalidade de organizar e apresentar um dossiê completo sobre Belo Monte e as repercussões para as populações indígenas que vivem naquela região amazônica, a partir de uma análise dos múltiplos aspectos dos impactos das obras, sobr
Documentos
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de, COHN, Clarice (Org.)
2014

De olho em Belo Monte: 2013, no pico da contradição.

A publicação reúne as reportagens feitas durante o ano de 2013 pelas equipes do ISA. Ao longo do ano, as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, sofreram paralisações - com ocupações indígenas e ribeirinhas e também por força de reivindicações trabalhistas dos operários da obra.
Publicações ISA
LEITE, Letícia (Ed.)
2013

Ecologia ou politica no Xingu? : ensaio sobre o esforco intelectual, os significados das barragens, o espetaculo de midia e as correlacoes de forcas.

Analisa as mudancas ocorridas na correlacao de forcas quanto as decisoes relativas aos projetos governamentais para o setor eletrico, tendo como estudo de caso o projeto de implantacao de hidreletricas no rio Xingu.
Documentos
SEVÁ FILHO, A. Oswaldo
1990

Os indios e a luta contra as barragens.

O artigo tem como objetivo dar inicio a uma reflexao sobre a mobilizacao dos povos indigenas ante os projetos do setor eletrico, a partir da analise de sua atuacao em 1989, representada pelos seguintes casos: o Encontro de Altamira, os Gavioes da Montanha e a Hidreletrica de Tucurui, e os Nambiquara contra hidreletrica de iniciativa privada.
Documentos
SANTOS, Leinad Ayer de O., ANDRADE, Lucia M. M. de
1990

As hidrelétricas do Xingu e os povos indígenas.

Temos uma copia em portugues e em ingles.
Documentos
SANTOS, Leinad Ayer de O., ANDRADE, Lúcia M. M. de (Org.)
1988

Campanha Hidreletricas do Xingu e os Povos Indigenas : dossie para coletiva de imprensa.

Dossie divulgando a campanha que tem como objetivo conseguir a rediscussao de todo o projeto proposto para o Rio Xingu, antes do inicio de qualquer uma das sete hidreletricas planejadas.
Documentos
CPI-SP
1988

DOSSIÊ sobre Ação Penal movida contra Paiakan, Kube-I e Darrel Posey por seus esforços em favor da preservação da integridade do território Kaiapó, ameaçado pela construção de UHE no Xingu.

Ação Penal n. 35.540. Documentos: Comunicação do advogado de Paiakan, Kube-I e Posey na Ação, José Carlos D.
Documentos
1988

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei