Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

16 ITENS ENCONTRADOS

Alto Xingu: uma sociedade multilíngue.

O livro apresenta os resultados do Projeto 'Evidências linguísticas para o entendimento de uma sociedade multilíngue: o Alto Xingu'. São nove textos que se originam em trabalhos apresentados por linguistas e pelo arqueólogo Michael Heckenberger durante workshop realizado em 2008 no Museu Nacional (UFRJ).
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2011

Coração do Brasil.

Catálogo da exposição fotográfica, fruto da expedição Projeto Xingu: no coração do Brasil, em que Sue e o marido, Patrick Cunningham, navegaram 2,5 mil quilômetros do Rio Xingu, entre abril e julho de 2007. O casal atravessou os estados de Mato Grosso e Pará, observando e documentando as condições de vida em 48 aldeias indígenas de 18 etnias que habitam ao longo do Rio Xingu.
Documentos
CUNNINGHAM, Sue
2009

Ikú ügühütu higei: arte gráfica dos povos Karib do Alto Xingu.

O livro é dedicado ao repertório dos grafismos mais conhecidos e usados pelos Karib (Kuikuro, Kalapalo, Matipu e Nahukuá) do Alto Xingu, na porção sul do Parque Indígena do Xingu. Apresenta as matérias-primas e a produção das tintas vegetais usadas para a decoração de variados tipos de superfície, da madeira à pele.
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2003

Inimigos fiéis: história, guerra e xamanismo na Amazônia.

Resultado de uma década de pesquisas entre os Parakanã, povo tupi-guarani do norte da Amazônia que preservou sua autonomia até o início dos anos de 1970, este livro reconstrói com base na história oral, um século de existência desse grupo, desde sua cisão em dois blocos, acompanhando as transformações que ocorreram nos padrões de subsistência, nas relações de gênero e nas formas sociopolíticas
Documentos
FAUSTO, Carlos
2001

A danca Matipu: corpos, movimentos e comportamentos no ritual xinguano.

Projeto que pretende fazer um estudo exploratorio da danca no grupo Matipi do Alto Xingu, do ponto de vista da forma, do contexto e do significado. Busca tambem revelar a relacao da danca com as outras artes e outros aspectos da sociedade estudada, notadamente a cosmologia e a filosofia.
Documentos
VERAS, Karin Maria
1998

Antropologia do parentesco : estudos amerindios.

Documentos
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B. (Org.)
1995

Censo 1995 do PIX por etnia, faixa etaria e sexo.

Documentos
EPM
1995

Censo populacional Parque Indigena do Xingu.

Documentos
EPM
1994

Parque Indigena do Xingu: censo populacional.

Documentos
EPM
1994

Os Parakana: casamento avuncular e dravidinato na Amazonia.

Este trabalho e o resultado de uma pesquisa de sete meses e meio desenvolvida na aldeia Apyterewa-Parakana, que se localiza no Igarape Bom Jardim, afluente da margem direita do rio Xingu (sudoeste do Para). Os Parakana falam uma lingua Tupi-Guarani e seu contato nacional e bastante recente. A dissertacao versa sobre parentesco - em especial sobre terminologia e alianca.
Documentos
FAUSTO, Carlos
1991

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei