Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

23 ITENS ENCONTRADOS

Memórias das imagens: olhares multiculturais sobre o acervo Jesco Puttkamer.

O livro apresenta os resultados do projeto que teve por objetivo a qualificação de imagens e sons de quatro etnias que compõem a coleção audiovisual Jesco Puttkamer. Traz etnografia, contextualização do material audiovisual, processo de qualificação das imagens e percepção dos indígenas participantes do projeto de cada etnia. Em anexo: DVD contendo imagens de cada etnia.
Documentos
MOURA, Marlene Castro Ossami de, VIANA, Sibeli A. (Org.)
2017

Riquezas intangíveis de pessoas partíveis: os Mẽbêngôkre (Kayapó) do Brasil Central.

O núcleo da pesquisa são os direitos e as prerrogativas das Casas mẽbêngôkre sobre nomes pessoais e uma série de bens simbólicos. Por Casa
Documentos
LEA, Vanessa Rosemary
2012

Alto Xingu: uma sociedade multilíngue.

O livro apresenta os resultados do Projeto 'Evidências linguísticas para o entendimento de uma sociedade multilíngue: o Alto Xingu'. São nove textos que se originam em trabalhos apresentados por linguistas e pelo arqueólogo Michael Heckenberger durante workshop realizado em 2008 no Museu Nacional (UFRJ).
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2011

Coração do Brasil.

Catálogo da exposição fotográfica, fruto da expedição Projeto Xingu: no coração do Brasil, em que Sue e o marido, Patrick Cunningham, navegaram 2,5 mil quilômetros do Rio Xingu, entre abril e julho de 2007. O casal atravessou os estados de Mato Grosso e Pará, observando e documentando as condições de vida em 48 aldeias indígenas de 18 etnias que habitam ao longo do Rio Xingu.
Documentos
CUNNINGHAM, Sue
2009

Ikú ügühütu higei: arte gráfica dos povos Karib do Alto Xingu.

O livro é dedicado ao repertório dos grafismos mais conhecidos e usados pelos Karib (Kuikuro, Kalapalo, Matipu e Nahukuá) do Alto Xingu, na porção sul do Parque Indígena do Xingu. Apresenta as matérias-primas e a produção das tintas vegetais usadas para a decoração de variados tipos de superfície, da madeira à pele.
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2003

A danca Matipu: corpos, movimentos e comportamentos no ritual xinguano.

Projeto que pretende fazer um estudo exploratorio da danca no grupo Matipi do Alto Xingu, do ponto de vista da forma, do contexto e do significado. Busca tambem revelar a relacao da danca com as outras artes e outros aspectos da sociedade estudada, notadamente a cosmologia e a filosofia.
Documentos
VERAS, Karin Maria
1998

Censo 1995 do PIX por etnia, faixa etaria e sexo.

Documentos
EPM
1995

Censo populacional Parque Indigena do Xingu.

Documentos
EPM
1994

Parque Indigena do Xingu: censo populacional.

Documentos
EPM
1994

Mebengokre (Kaiapo) onomastics: a facet of houses as total social facts in Central Brazil.

Artigo sobre a onomastica Kayapo e sua relacao com a organizacao social. A autora argumenta que os nomes constituem o principal patrimonio das casas (no sentido de pessoas morais) Kayapo, o qualencontrar-se-ia associado a uma ideologia de descendencias uterina.
Documentos
LEA, Vanessa Rosemary
1992

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei