Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

41 ITENS ENCONTRADOS

Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura.

Trata-se de uma investigação jornalística que descreve centenas de mortes de indígenas durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Durante um ano, o autor entrevistou oitenta pessoas, entre índios, sertanistas, missionários e indigenistas, percorreu 14 mil quilômetros de carro, esteve em dez estados e dez aldeias indígenas do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Documentos
VALENTE, Rubens
2017

Die if you must : brazilian indians in the twentieth century.

Descreve as dificeis expedicoes e maravilhosos primeiros contato com os indios, especialmente os dos irmaos Villas Boas. Mostra os traumas desse contato.
Documentos
HEMMING, John
2003

Sob o signo da violência: colonizadores e Kayapó do Sul no Brasil Central.

Pesquisa que objetiva demonstrar como a política indigenista aplicada em Goiás de 1722 a 1850, em suas várias fases, atinge a população Kayapó do Sul instalada nas áreas de colonização e povoamento.
Documentos
ATAÍDES, Jézus Marco de
1998

Almanaque do Sertao : historias de visitantes, sertanejos e indios.

Documentos
VILLAS BÔAS, Orlando, VILLAS BÔAS, Cláudio
1997

Cayapó e Panará: luta e sobrevivência de um povo Jê no Brasil Central.

Trata do grupo indígena conhecido na literatura antropológica e histórica como Kayapó Meridionais ou Kayapó do Sul. Apresenta, através de fontes documentais, as relações conflituosas ou pacíficas, entre os Kayapó e a sociedade circundante em São Paulo, Triângulo Mineiro, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Documentos
GIRALDIN, Odair
1997

The tribe that hides from man.

O livro conta o esforço dos irmãos Villas Bôas, com a ajuda de outros índios de diferentes etnias, para contatar os índios isolados Panará, conhecidos como Kreen-Akarore. A abertura de uma estrada, perto do território Kreen-Akarore, ameaçava sua sobrevivência. Na opinião dos sertanistas, a melhor opção para estes índios era levá-los para o Parque do Xingu antes que a estrada chegasse.
Documentos
COWELL, Adrian
1995

A marcha para o Oeste.

Documentos
VILLAS BÔAS, Orlando, VILLAS BÔAS, Cláudio
1994

A marcha para o oeste e os indios do Xingu.

Indios do Brasil, 2.O trabalho, parte de um projeto em elaboracao que resultara em tese de doutoramento a ser defendida na Universidade de Paris III, recupera o contexto politico a partir de 1930 e a chamada Marcha para o Oeste -projeto orientado pelo Estado Novo cujo proposito e incorporar "as riquezas do interior do pais em sua caminhada para o futuro".
Documentos
ROCHA, Leandro Mendes
1992

Arawete: visao de um povo Tupi da Amazonia.

Texto-suporte produzido para compor a exposicao multimeios homonima, ocorrida entre outubro e novembro, no Centro Cultural Sao Paulo. Num primeiro capitulo narra os contatos iniciais com a FUNAI na regiao do Igarata/Ipixuna, sudeste do PA, a tragica transferencia para o Alto Ipixuna e a consolidacao do grupo no situo atual. Descreve ?
Documentos
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B.
1992

Cel. Tut-Pombo: a morte de um lider kayapo.

Faz uma biografia do lider Kayapo Cel. Tut-Pombo.
Documentos
TREVISAN, Renato, Padre
1992

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei