Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

35 ITENS ENCONTRADOS

Esboço biográfico de Aritana Yawalapíti: a formação de um chefe prototípico.

A partir das etapas de formação de uma pessoa eminente, que pode motivar a execução do ritual itsatchi (quarup), o texto trata da biografia do recém-falecido cacique Aritana Yawalapíti. Sua trajetória é vista como o tipo ideal da formação de um chefe, passando por todos os estágios do modelo processual descrito pelos pesquisadores.
Documentos
ALMEIDA, João Carlos
2023

Línguas ameríndias: ontem, hoje e amanhã.

Trata do diverso e rico universo linguístico dos povos originários das Américas. As línguas nahuatl, maia-quiché, quéchua, guarani mbya e yawalapiti abordadas no livro são representantes da riqueza linguística desta vasta região.
Documentos
CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DA AMÉRICA LATINA
2020

Documentos do Projeto Estudo Sincrônico de Línguas Indígenas do Alto Xingu: Língua Yawalapiti (Aruak).

A publicação recupera um manuscrito valioso que se encontrava depositado no Centro de Estudos de Línguas Indígenas, Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CELIN-MN/UFRJ). Trata-se de um Vocabulário bastante extenso e inédito da língua Yawalapiti.
Documentos
EMMERICH, Charlotte (Coord.)
2019

Araweté: um povo tupi da Amazônia. 3 ed. rev. ampl.

Fruto da pesquisa acadêmica realizada na década de 1980 por Eduardo Viveiros de Castro, a primeira edição deste livro foi publicada em 1992, em um esforço de adaptar o texto original a leitores não especializados que demonstraram grande interesse pelo modo de vida dos Araweté.
Documentos
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B., CAUX, Camila de, HEURICH, Guilherne Orlandini
2017

Modos ameríndios de conhecer as florestas: produção de relações e percepções.

A tese tem como foco modos ameríndios de conhecer e circular nas florestas, importante domínio cosmológico e de produção da vida. Mais especificamente, a tese está centrada nos saberes e nas formas de relações estabelecidas a partir de elementos vegetais, que envolvem múltiplas interações entre humanos e não humanos.
Documentos
MATTA, Priscila
2016

Alto Xingu: uma sociedade multilíngue.

O livro apresenta os resultados do Projeto 'Evidências linguísticas para o entendimento de uma sociedade multilíngue: o Alto Xingu'. São nove textos que se originam em trabalhos apresentados por linguistas e pelo arqueólogo Michael Heckenberger durante workshop realizado em 2008 no Museu Nacional (UFRJ).
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2011

Coração do Brasil.

Catálogo da exposição fotográfica, fruto da expedição Projeto Xingu: no coração do Brasil, em que Sue e o marido, Patrick Cunningham, navegaram 2,5 mil quilômetros do Rio Xingu, entre abril e julho de 2007. O casal atravessou os estados de Mato Grosso e Pará, observando e documentando as condições de vida em 48 aldeias indígenas de 18 etnias que habitam ao longo do Rio Xingu.
Documentos
CUNNINGHAM, Sue
2009

Centralização e faccionalismo: imagens da política no Alto Xingu.

Esta dissertação consiste em uma análise dos discursos sobre a política xinguana pela articulação desses discursos a modelos descritivos usados na história da Antropologia em diferentes épocas e sob diferentes orientações teóricas.
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2006

A lingua Arawete: relatorio.

Documentos
VIEIRA, Marcia Maria Damaso, LEITE, Yonne de Freitas
1997

Relatorio de pesquisa de campo realizada de 13 a 24 de agosto de 1995 entre os indios Arawete.

Documentos
LEITE, Yonne de Freitas, VIEIRA, Marcia Maria Damaso
1996

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei