Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

5 ITENS ENCONTRADOS

Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu: 50 anos.

A publicação traz um conjunto de informações de diferentes fontes sobre processo de criação do Parque Indígena do Xingu (PIX). É ricamente ilustrado por mais de 200 fotos e mapas. Um encarte conta a história de cada um dos 16 povos indígenas que ali vivem.
Publicações ISA
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL
2011

Gekuilene: livro de saúde Kalapalo, Matipu e Nahukuá.

Livro elaborado por professores kalapalo, matipu e nahukuá com o objetivo de de desenvolver um trabalho de educação para a saúde através da escola. Aborda a necessidade de cuidados básicos de higiene para prevenção de doenças. Discute também a nutrição, valorizando os alimentos tradicionais e alertando sobre doenças causadas pela alimentação desequilibrada.
Publicações ISA
WÜRKER, Estela (Org.)
2003

Tisügühütu, kukügühütu: livro de estudo da língua Kalapalo, Nahukuá e Matipú.

O livro aborda os alimentos tradicionais e sua obtenção através da agricultura e pesca, a cultura material e os recursos naturais usados em seu preparo, os remédios e as festas tradicionais. Além destes temas são tratados o controle do lixo e saúde bucal.
Publicações ISA
TRONCARELLI, Maria Cristina (Org.)
2002

Tisakisü (Nossa Palavra): Parque Indígena do Xingu.

Livro de alfabetização nas línguas Karib do Alto Xingu: Kuikuro, Kalapalo, Matipu e Nahukuá, produzido pelos professores indígenas durante o estudo da disciplina de Línguas Indígenas.
Publicações ISA
WÜRKER, Estela, TRONCARELLI, Maria Cristina (Org.)
1996

A defesa dos direitos indígenas no judiciário: ações propostas pelo Núcleo de Direitos Indígenas.

O livro reúne 8 ações judiciais propostas pelos advogados do NDI, no período de agosto de 1989 a dezembro de 1994, em favor dos direitos das seguintes comunidades indígenas: Gavião da Montanha, Ticuna, Nambiquara (Sararé e Hahaintesu), Guarani (Sete Cerros e Jaguapiré), Waurá, Panará, Araweté, Parakanã, Xikrin do Bacajá, Assurini, Kararaô e Xikrin do Cateté.
Publicações ISA
ARAÚJO LEITÃO, Ana Valéria do N. (Org.)
1995

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei