Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

13 ITENS ENCONTRADOS

Sementes nativas que conectam o Xingu.

A Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX), em dez anos de atuação, se consolidou como a maior rede de comercialização de sementes nativas do país e os indígenas são parte importante desta história. São quatro etnias que trabalham com a coleta dentro do Território Indígena do Xingu (TIX), no Mato Grosso: Kawaiwete, Wauja, Yudja e Ikpeng, que correspondem a 40% dos coletores da Rede.
Publicações ISA
SÁ, Dannyel (Org.)
2017

Xingu: histórias dos produtos da floresta.

A publicação pretende compartilhar experiências e iniciativas inovadoras de povos indígenas, comunidades beiradeiras e extrativistas que moram e vivem dos rios e das florestas do Xingu.
Publicações ISA
VILLAS-BÔAS, André J. A. et al (Org.)
2017

Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu: 50 anos.

A publicação traz um conjunto de informações de diferentes fontes sobre processo de criação do Parque Indígena do Xingu (PIX). É ricamente ilustrado por mais de 200 fotos e mapas. Um encarte conta a história de cada um dos 16 povos indígenas que ali vivem.
Publicações ISA
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL
2011

Impactos e oportunidades das mudanças climáticas para a agricultura do Mato Grosso.

Relatório final do seminário As mudanças no clima e a agricultura de Mato Grosso: impactos e oportunidades, que reuniu agropecuaristas, agricultores familiares, indígenas, representantes do governo, técnicos e cientistas da Embrapa e do Inpe para discutir as modificações no clima e seus impactos na agricultura.
Publicações ISA
CRUZ, Gustavo Vieira Peixoto (Org.)
2009

Os Kaiabi do Brasil Central: história e etnografia.

Na década de 1960, o antropólogo Georg Grünberg fez uma pesquisa acadêmica junto aos índios Kaiabi, que viviam no Rio dos Peixes (ou Rio Tatuy) e a partir daí escreveu sua dissertação de mestrado, em alemão. Grünberg realizou esse trabalho antes de os Kaiabi se mudarem para o Parque Indígena do Xingu, em 1966.
Publicações ISA
GRÜNBERG, Georg
2004

Nana ae jeangui jera'au wi: livro de saúde Kaiabi.

O livro foi organizado pelos professores Kaiabi durante as aulas de Saúde realizadas de 1996 a 2003 nas etapas intensivas do Curso de Formação de Professores do Parque Indígena do Xingu. O livro aborda a necessidade de cuidados básicos de higiene para a prevenção de doenças. Também ensina a prevenção da cárie, das doenças sexualmente transmissíveis e da malária.
Publicações ISA
WÜRKER, Estela (Org.)
2003

A ciência da roça no Parque do Xingu: Livro Kaiabi.

O livro Kaiabi, primeiro volume da série A ciência da roça no parque do Xingu, foi produzido pelos agentes de manejo com o objetivo de desenvolver um material de apoio para as suas atividades cotidianas em suas aldeias de origem.
Publicações ISA
SILVA, Geraldo Mosimann da et al (Org.)
2002

Seria melhor mandar ladrilhar?: biodiversidade como, para que, por quê.

Dedicado ao público leigo e ao público em geral, os artigos explicam a importância da diversidade biológica e como fazer para conservá-la. O livro aborda os instrumentos brasileiros de conservação da biodiversidade e trata dos serviços que a natureza oferece. Os artigos apresentam casos e exemplos brasileiros.
Publicações ISA
BENSUSAN, Nurit (Org.)
2002

Arte indígena Parque do Xingu: catálogo de divulgação cultural e comercial.

Catálogo do artesanato (cestaria, enfeites, armas, cuias, tecelagem, brinquedos, instrumentos musicais e objetos de madeira) produzido pelos povos Kaiabi, Yudja e Suyá.
Publicações ISA
ATHAYDE, Simone Ferreira de (Org.)
2001

Aprendendo português nas escolas do Xingu: Livro 2.

Livro didático para o ensino da oralidade e escrita da língua portuguesa nas escolas xinguanas. Textos e desenhos dos professores indígenas do PIX , TI Panará e TI Kaiabi.
Publicações ISA
TRONCARELLI, Maria Cristina, WÜRKER, Estela, GUIMARÃES, Susana Martelleti Grillo (Org.)
2000

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei