Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

84 ITENS ENCONTRADOS

Hidrograma piracema: o Monitoramento Ambiental Territorial Independente da Volta Grande do Xingu e os critérios ecossistêmicos para manutenção da vida.

Apresenta uma proposta para que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte libere água suficiente para a manutenção da vida na região da Volta Grande do Xingu. Chamada de hidrograma piracema, a proposta é a primeira que considera critérios ecológicos para definir as quantidades de água liberadas de acordo com cada período do ano e respeita as áreas de reprodução dos peixes e tracajás, as piracemas. O h
Documentos
SAWAKUCHI, André Oliveira et al
2022

Reclamação à CVM: Divulgação de informações ao mercado pela Norte Energia S.A.

Reclamação enviada à CVM (Comissão de Valores Imobiliários) pontuando irregularidades na divulgação de informações sobre a Hidrelétrica Belo Monte nas comunicações a investidores feitas pela Norte Energia. Segundo a reclamação protocolada pelo Instituto Socioambiental, as informações compartilhadas “a respeito do processo de licenciamento ambiental e, em especial, a respeito do hidrograma da UH
Documentos
NAKANE, Mariel, ROJAS GARZÓN, Biviany
2022

Direito à moradia adequada e a UHE Belo Monte: o caso dos ribeirinhos no beiradão.

O relatório apresenta os resultados de um diagnóstico dos danos à moradia e às diversas esferas do modo de vida e do bem-estar relatados pelas famílias ribeirinhas deslocadas do rio Xingu em decorrência da instalação da Usina Hidrelétrica Belo Monte (UHE Belo Monte).
Documentos
DE FRANCESCO, Ana Alves et al
2021

How green can Amazon hydropower be? Net carbon emission from the largest hydropower plant in Amazonia.

O atual ressurgimento da expansão da energia hidrelétrica tem sido amplamente baseado em usinas a fio d'água, que alegam ter menores impactos ambientais devido aos seus reservatórios menores.
Documentos
BERTASSOLI JR., Dailson J. et al
2021

Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal.

A pergunta do título deste capítulo foi enunciada em 2018 por Dona Graça, moradora da Volta Grande do Xingu, na Terra Indígena Paquiçamba, área de impacto direto de operação da Hidrelétrica de Belo Monte. A questão foi feita por ela a representantes da Norte Energia, maior concessionária da usina instalada na região do Médio Xingu, nas proximidades da cidade de Altamira no Pará.
Documentos
VILLELA, Jorge Mattar, VIEIRA, Suzane de Alencar (Org.)
2020

Por trás das represas: investimentos do BNDES em Belo Monte e Hidroituango. Aprendizagens rumo a um financiamento responsável.

A publicação analisa a aplicação dos padrões internacionais existentes para usinas hidrelétricas com base em dois dos investimentos mais importantes do BNDES: Belo Monte, no Brasil, e Hidroituango, na Colômbia.
Documentos
ORTÚZAR GREENE, Florencia et al
2018

A expulsão de ribeirinhos em Belo Monte: relatório da SBPC.

Apresenta o modo de expropriação dos povos ribeirinhos que habitavam as margens do rio Xingu no trecho hoje submerso pela formação do reservatório da Hidrelétrica de Belo Monte, a violação de direitos que acompanhou todo o processo e a inadequação de medidas mitigatórias que estavam em curso.
Documentos
MAGALHÃES, Sônia Barbosa, CUNHA, Manuela Carneiro da (Coord.)
2017

Além de Belo Monte e das outras barragens: o crescimentismo contra as populações indígenas.

A publicação reúne uma série de artigos que ajudam a compreender melhor os impactos da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte na questão dos direitos conferidos aos territórios indígenas.
Documentos
CAUBET, Christian Guy (Org.)
2014

Belo Monte e a questão indígena.

A coletânea de textos é parte e resultado dos esforços levados a termo pela Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) com a finalidade de organizar e apresentar um dossiê completo sobre Belo Monte e as repercussões para as populações indígenas que vivem naquela região amazônica, a partir de uma análise dos múltiplos aspectos dos impactos das obras, sobr
Documentos
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de, COHN, Clarice (Org.)
2014

O Setor Elétrico brasileiro e a sustentabilidade no século 21: oportunidades e desafios. 2a. edição.

A publicação realiza uma análise crítica voltada para a elaboração de políticas públicas para o setor elétrico brasileiro para o século 21. A primeira parte da publicação traz considerações sobre o contexto atual e cenários do setor elétrico brasileiro. A segunda parte tem como enfoque a situação atual e desafios para o aumento da eficiência elétrica no Brasil. Na terceira parte, são analisados
Documentos
MILLIKAN, Brent H., MOREIRA, Paula Franco (Org.)
2012

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei