Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

47 ITENS ENCONTRADOS

Conhecimentos associados à biodiversidade.

Seção 8 do livro Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil: contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, para a biodiversidade, políticas e ameaças.
Documentos
LIMA, Ana Gabriela Morim de, OLIVEIRA, Joana Cabral de, SHIRATORI, Karen (Coord.)
2021

Verdejar ante a ruína: escritos para cultivar novos mundos.

A publicação nasceu do ímpeto de extrapolar os muros do Departamento de Antropologia da USP e ecoar os debates da disciplina “Interações Vegetais: relações entre humanos, plantas e outros não-humanos no debate antropológico contemporâneo”, ministrada por Marta Amoroso, Karen Shiratori e Ana Gabriela Morim de Lima no primeiro semestre de 2020.
Documentos
BRITOS, Anai Graciela Vera, CHIZZOLINI, Bianca Barbosa, PITOMBO, Rafaela Coelho de Moraes (Org.)
2021

15º Curso – aula de antropologia e pintura com a professora Carmen Junqueira

15º Curso – aula de antropologia e pintura com a professora Carmen Junqueira
Fotografias
Camila Gauditano / ISA
2020

As redes da etnografia alemã no Brasil (1884-1929).

Entre 1884 e 1928 os etnólogos alemães Karl von den Steinen (1855-1929), Paul Ehrenreich (1855-1914), Herrmann Meyer (1871-1932), Max Schmidt (1874-1950), Theodor Koch-Grünberg (1872-1924), Fritz Krause (1881-1963) e Wilhelm Kissenberth (1878-1944) realizaram ao todo quinze expedições pelo Brasil e suas regiões fronteiriças com o objetivo de estudar os povos indígenas.
Documentos
PETSCHELIES, Erik
2019

A flecha do ciúme: o parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu.

Baseado em trabalho de campo desenvolvido desde 2006 pela antropóloga Marina Vanzolini na região do Alto Xingu, o livro é uma etnografia sobre a feitiçaria e suas imbricações com o parentesco no sistema multilíngue xinguano, sob a perspectiva de um dos povos que o integram, os Aweti.
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2015

Alto Xingu: uma sociedade multilíngue.

O livro apresenta os resultados do Projeto 'Evidências linguísticas para o entendimento de uma sociedade multilíngue: o Alto Xingu'. São nove textos que se originam em trabalhos apresentados por linguistas e pelo arqueólogo Michael Heckenberger durante workshop realizado em 2008 no Museu Nacional (UFRJ).
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2011

A flecha do ciúme: o parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu.

A tese é uma etnografia sobre a feitiçaria e suas imbricações com o parentesco no sistema multilíngüe do Alto Xingu (MT) segundo um dos povos que o integram, os Aweti (tupi).
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2010

Centralização e faccionalismo: imagens da política no Alto Xingu.

Esta dissertação consiste em uma análise dos discursos sobre a política xinguana pela articulação desses discursos a modelos descritivos usados na história da Antropologia em diferentes épocas e sob diferentes orientações teóricas.
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2006

Orlando Villas Bôas: expedições, reflexões e registros.

A obra ilustrada apresenta um resumo inédito das expedições indigenistas de Orlando Villa Bôas pelo rio Xingu entre os anos de 1943 e 1975. Traz uma reflexão do organizador da obra sobre o legado deixado pela irmãos Villas Bôas.
Documentos
VILLAS BÔAS FILHO, Orlando (Org.)
2006

O Xingu dos Villas Boas.

Livro sobre o trabalho dos irmaos Villas Boas na regiao do Xingu. Refaz a Expedicao Roncador-Xingu, com fotos e depoimentos marcantes. Passa para o Parque Indigena do Xingu, descrevendo os povos, as guerras e um universo de assuntos de interesse geral pertinentes as nacoes xinguanas e seus brasileiros. Os Panara merecem um capitulo especial.
Documentos
MÜLLER, Cristina, LIMA, Luiz Octávio, RABINOVICI, Moisés (Org.)
2002

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei