Banner do Acervo

ACERVO

Em protesto contra Belo Monte, índios invadem sede do Ibama no Pará

Em protesto contra Belo Monte, índios invadem sede do Ibama no Pará

Agência Estado

Brasília, 23 - Um grupo de índios invadiu nesta quinta-feira, 23, o escritório do Ibama em Altamira, no Pará. Eles protestam contra o processo de licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte, em construção no Rio Xingu, a poucos quilômetros do município paraense.

Os índios ocupam o prédio da Ibama e já atearam fogo em um barco do órgão ambiental federal. O escritório central do Ibama, em Brasília, informou que está monitorando a situação.

Belo Monte aguarda a emissão da licença de operação pelo Ibama, documento que autoriza o consórcio Norte Energia, administrador da usina, a iniciar o enchimento do lago da hidrelétrica. A meta da companhia é iniciar o enchimento de sua represa no dia 15 de setembro, prazo que foi informado pelo consórcio em relatório encaminhado ao Ibama.

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará e o Instituto Socioambiental (ISA) criticam o atraso no atendimento a diversas ações compensatórias aos povos indígenas atingidos por Belo Monte, descumprimentos que o consórcio nega.

Até fevereiro, a empresa Norte Energia ainda tinha que concluir a desapropriação de mais de 2 mil imóveis localizados na área impactada pela usina. O reassentamento total das mais de 20 mil pessoas atingidas pela hidrelétrica é uma das ações compensatórias mais atrasadas da usina.

Se conseguir encher seu reservatório a partir de setembro, a Norte Energia pretende iniciar a geração de energia em novembro, com nove meses de atraso em relação ao cronograma oficial. Por contrato, a usina tinha que ter começado a gerar energia no dia 28 de fevereiro. A operação começaria por sua casa de força complementar, que prevê o acionamento gradual de seis turbinas de 38,85 megawatts (MW) cada.

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/04/23/internas_economia,…


  • Data de Publicação 01/01/1970
  • Autor -
  • Editora -
  • Local da Edição -
  • Tema -
  • Subtema -
  • Povo Arara da Volta Grande do Xingu, Mebêngôkre Kayapó Metyktire, Xikrin (Mebengôkre), Yudja
  • Área Protegida Terra Indígena Trincheira/Bacajá - TI, Terra Indígena Capoto/Jarina - TI, Terra Indígena Paquiçamba - TI, Terra Indígena Arara da Volta Grande do Xingu - TI
  • Bioma / Bacia -
  • Área -
Etiquetas
Impacto Socioambiental Bacia do Xingu DOC Ibama Infraestrutura na Amazônia Instituto Socioambiental Licenciamento Ambiental PA UHE Belo Monte

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei