Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

124 ITENS ENCONTRADOS

Amazonian cosmopolitans: navigating a shamanic cosmos, shifting indigenous policies, and other modern projects.

O livro é baseado nos relatos autobiográficos de duas lideranças indígenas brasileiras, Prepori e Sabino, homens Kawaiwete cujas vidas perpassaram o século XX, quando a Amazônia tornou-se cada vez mais o contexto de grandes projetos estatais. Ambos relatam como trabalharam em uma série de projetos interétnicos das décadas de 1920 a 1960 na região central do Brasil.
Documentos
OAKDALE, Suzanne
2022

Hidrograma piracema: o Monitoramento Ambiental Territorial Independente da Volta Grande do Xingu e os critérios ecossistêmicos para manutenção da vida.

Apresenta uma proposta para que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte libere água suficiente para a manutenção da vida na região da Volta Grande do Xingu. Chamada de hidrograma piracema, a proposta é a primeira que considera critérios ecológicos para definir as quantidades de água liberadas de acordo com cada período do ano e respeita as áreas de reprodução dos peixes e tracajás, as piracemas. O h
Documentos
SAWAKUCHI, André Oliveira et al
2022

Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal.

A pergunta do título deste capítulo foi enunciada em 2018 por Dona Graça, moradora da Volta Grande do Xingu, na Terra Indígena Paquiçamba, área de impacto direto de operação da Hidrelétrica de Belo Monte. A questão foi feita por ela a representantes da Norte Energia, maior concessionária da usina instalada na região do Médio Xingu, nas proximidades da cidade de Altamira no Pará.
Documentos
VILLELA, Jorge Mattar, VIEIRA, Suzane de Alencar (Org.)
2020

Memória da terra: arqueologias da ancestralidade e da despossessão do povo Xavante de Marãiwatsédé.

O trabalho revisita a etnografia sobre o povo Xavante, registrando e discutindo sua diáspora em razão do choque do grupo indígena com a sociedade nacional.
Documentos
TAVARES, Paulo
2020

A história do contato e o desterro tapayuna: um massacre anunciado.

O artigo é sobre os Tapayuna, um povo da família linguística jê, cujo território tradicional está localizado no noroeste do Mato Grosso, na região dos rios Arinos e Sangue. Em 1970, 41 sobreviventes de uma epidemia de gripe, suscitada após uma expedição da Funai, foram transferidos para o Parque Indígena do Xingu, onde viveram até meados da década de 1980.
Documentos
LIMA, Daniela Batista de
2019

Índios no Brasil: vida, cultura e morte.

Ensaios inéditos sobre a história, a arqueologia e o genocídio indígena expõem a luta pelo direito, pela justiça e pela preservação da memória dos povos indígenas.
Documentos
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci, ROSSI, Mirian Silva (Org.)
2019

Transformações, xamanismo e guerra entre os Kajkwakratxi (Tapayuna).

Tese sobre os Tapayuna, um povo da família linguística jê, cujo território tradicional está localizado no noroeste do Mato Grosso, notadamente na região dos rios Arinos e Sangue. Em 1970, 41 sobreviventes de uma epidemia de gripe, suscitada após uma expedição da Funai, foram transferidos para o Parque Indígena do Xingu, onde viveram até meados da década de 1980.
Documentos
LIMA, Daniela Batista de
2019

A chegada do povo Kawaiwete no Xingu: Jawakatu Kaiabi entrevista Makupa, Osmar e Kwariup.

Documentos
KAIABI, Jawakatu
2018

Xingu, o rio que pulsa em nós: monitoramento independente para registro de impactos da UHE Belo Monte no território e no modo de vida do povo Juruna (Yudjá) da Volta Grande do Xingu.

Resultado de um trabalho de quatro anos dos Juruna da Terra Indígena Paquiçamba, a publicação denuncia os impactos da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte sobre seu modo de vida e sobre a Volta Grande, uma região de aproximadamente 100 quilômetros de rio.
Publicações ISA
PEZZUTI, Juarez Carlos Brito et al.
2018

Atlas dos impactos da UHE Belo Monte sobre a pesca.

Os pescadores tradicionais da área afetada pela usina hidrelétrica (UHE) Belo Monte são unânimes em suas observações sobre as alterações negativas provocadas pela instalação da usina, mas nunca foram ouvidos a sério, como conhecedores principais de seu próprio território.
Publicações ISA
DE FRANCESCO, Ana Alves, CARNEIRO, Cristiane (Org.)
2015

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei