Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

6 ITENS ENCONTRADOS

O traço e o círculo: o conceito de parentesco entre o jê e seus antropólogos.

A tese se funda em pesquisa de cunho bibliográfico e tem como objeto o conceito de parentesco entre os povos de língua jê, e como um de seus objetivos lançar uma ponte entre as sociedades do Brasil Central e aquelas típicas da Amazônia.
Documentos
SOUZA, Marcela Stockler Coelho de
2002

O Xingu dos Villas Boas.

Livro sobre o trabalho dos irmaos Villas Boas na regiao do Xingu. Refaz a Expedicao Roncador-Xingu, com fotos e depoimentos marcantes. Passa para o Parque Indigena do Xingu, descrevendo os povos, as guerras e um universo de assuntos de interesse geral pertinentes as nacoes xinguanas e seus brasileiros. Os Panara merecem um capitulo especial.
Documentos
MÜLLER, Cristina, LIMA, Luiz Octávio, RABINOVICI, Moisés (Org.)
2002

Parecer n. 020/DID/DAF/93 [referente processo FUNAI sobre construcao de UHE no Rio Braco Norte e Iriri, territorio Panara].

Documentos
MARIZ, Alceu Cotia
1993

Memorando n. 066/ADR Cuiaba [Conclusoes da vistoria a area destinada aconstrucao de uma UHE no antigo territorio Panara].

Memorando que nao confirma a presenca de indios na area da usina Braco Norte II e que propoe que o Plano de Localizacao da referencia Nhandu seja efetuado pela Equipe da Frente de Contato Madeirinha conforme programacao Prodeagro/93.Anexo OSA n. 130/92, autorisando o deslocamento dos servidores destinados a efetuar a vistoria da area (18/11/92).
Documentos
SANTOS, Ariovaldo José dos
1992

Relatorio de viagem ao antigo territorio dos indios Kreen-Akarore.

Relatorio de vistoria de area destinada a construcao de uma pequena central hidroeletrica no rio Braco Norte. Anexo: OSA n. 130/92 (autorizando o deslocamento dos servidores) e Informacao n. 014/DII.
Documentos
CRUZ, Luiz Eduardo M. de B., MELLO, Maria de Lourde, MELO, Juscelino
1992

Laudo antropológico: a ocupação indígena da região dos formadores e do alto curso do Rio Xingu. 2 vols.

Parecer sobre Xingu a pedido da Procuradoria Geral da Republica. O objetivo deste trabalho é a definição dos territórios ocupados e habitados pelas populações indígenas na região compreendida entre as cabeceiras dos formadores do rio Xingu, os cursos destes, e o curso superior do próprio rio Xingu até, aproximadamente, a latitude 10o. sul, na altura da cachoeira Von Martius.
Documentos
FRANCHETTO, Bruna
1987

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei