Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

211 ITENS ENCONTRADOS

Indigenous knowledge and forest succession management in the Brazilian Amazon: contributions to reforestation of degraded areas.

Os sistemas indígenas de manejo agrícola e florestal na Amazônia são caracterizados por um profundo conhecimento dos processos ecológicos, da biodiversidade e do uso e manejo do fogo. Porém, em muitos lugares, os meios de subsistência dos povos indígenas estão sendo transformados pela intensificação da agricultura e das mudanças sociais, ecológicas e econômicas, colocando em risco a sustentabil
Documentos
SCHMIDT, Marcus Vinícius Chamon et al
2021

Indigenous Amazonia, regional development and territorial dynamics: contentious issues.

Neste capítulo, os autores avaliam a participação indígena na restauração da floresta e da paisagem no sudeste da Amazônia, abrangendo a organização indígena, os resultados da produção da comunidade e questões para adaptar as instituições indígenas às realidades de gestão empresarial.
Documentos
LEAL FILHO, Walter, KING, Victor T., BORGES DE LIMA, Ismar (Ed.)
2020

Mineração e garimpo em terras tradicionalmente ocupadas: conflitos sociais e mobilizações étnicas.

A coletânea tem como foco a relação entre povos e comunidades tradicionais e atividades de extração mineral em terras tradicionalmente ocupadas e em unidades de conservação.
Documentos
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de et al (Org.)
2019

Protocolo de Consulta dos Kayapó-Menkragnoti associados ao Instituto Kabu: Pi’ôk jakam dja ga me mỳjja kadjy me imari kumrĕj me ibê Kayapó-Menkragnoti Instituto Kabu kute me ijo ỹrỹ ja.

O Protocolo estabelece os procedimentos sobre como os Kayapó-Menkragnoti associados ao Instituto Kabu devem ser consultados antes da aprovação de qualquer projeto que tenha impacto sobre as suas terras ou que afete seus direitos.
Documentos
2019

Educação escolar entre os povos indígenas de Mato Grosso: cinco casos, cinco estudos.

 
Documentos
ÂNGELO, Francisca Navantino Pinto de
2018

Sistemas de classificação e uso de áreas florestais Ikpeng: bases para o Guia de Plantas Ikpeng (Irwa Mïran Ikpeng Ïna).

Apresenta os saberes Ikpeng sobre a diferenciação entre áreas florestais da região que ocupam na TIX, a diversidade de paisagens e as espécies relacionadas, o uso e a pressão sobre os ambientes florestais, entre outras informações.
Documentos
TXICÃO, Paulo Porompi
2018

Sementes nativas que conectam o Xingu.

A Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX), em dez anos de atuação, se consolidou como a maior rede de comercialização de sementes nativas do país e os indígenas são parte importante desta história. São quatro etnias que trabalham com a coleta dentro do Território Indígena do Xingu (TIX), no Mato Grosso: Kawaiwete, Wauja, Yudja e Ikpeng, que correspondem a 40% dos coletores da Rede.
Publicações ISA
SÁ, Dannyel (Org.)
2017

Xingu: histórias dos produtos da floresta.

A publicação pretende compartilhar experiências e iniciativas inovadoras de povos indígenas, comunidades beiradeiras e extrativistas que moram e vivem dos rios e das florestas do Xingu.
Publicações ISA
VILLAS-BÔAS, André J. A. et al (Org.)
2017

Xingu: um rio, um povo, uma floresta.

Registro da Expedição Xingu, realizada em 2015. A equipe atravessou de caiaque 420 km do rio Xingu, para documentar em fotografia e filme, no último ano antes do fechamento das comportas da usina Belo Monte, os povos, o rio e a floresta do Parque Indígena do Xingu.
Documentos
NOGUEIRA, Marcelo Figueiral (Coord.)
2017

Arte Kayapó Mekrãgnoti.

O catálogo é uma iniciativa das comunidades envolvidas no Projeto Produtos da Socioabiodiversidade Kayapó Mekrãgnoti, que desenvolveram ações para resgatar e fortalecer a arte e os artesanatos das comunidades, resultando na geração e distribuição de renda integralmente revertida para as famílias produtoras.
Documentos
2016

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei