Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

15 ITENS ENCONTRADOS

Os invasores: quem são os empresários brasileiros e estrangeiros com mais sobreposições em terras indígenas.

Com base nos dados fundiários do Incra, o relatório revela o nome de pessoas físicas e jurídicas por trás de 1.692 casos de sobreposição de fazendas em territórios delimitados pela Funai. Ao todo, as sobreposições em terras indígenas englobam 1,18 milhão de hectares dentro de 213 TIs – regularizadas ou não. Desse total, 95,5% estão em territórios pendentes de demarcação.
Documentos
CASTILHO, Alceu Luís (Ed.)
2023

Indigenous knowledge and forest succession management in the Brazilian Amazon: contributions to reforestation of degraded areas.

Os sistemas indígenas de manejo agrícola e florestal na Amazônia são caracterizados por um profundo conhecimento dos processos ecológicos, da biodiversidade e do uso e manejo do fogo. Porém, em muitos lugares, os meios de subsistência dos povos indígenas estão sendo transformados pela intensificação da agricultura e das mudanças sociais, ecológicas e econômicas, colocando em risco a sustentabil
Documentos
SCHMIDT, Marcus Vinícius Chamon et al
2021

Sementes nativas que conectam o Xingu.

A Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX), em dez anos de atuação, se consolidou como a maior rede de comercialização de sementes nativas do país e os indígenas são parte importante desta história. São quatro etnias que trabalham com a coleta dentro do Território Indígena do Xingu (TIX), no Mato Grosso: Kawaiwete, Wauja, Yudja e Ikpeng, que correspondem a 40% dos coletores da Rede.
Publicações ISA
SÁ, Dannyel (Org.)
2017

Xingu: histórias dos produtos da floresta.

A publicação pretende compartilhar experiências e iniciativas inovadoras de povos indígenas, comunidades beiradeiras e extrativistas que moram e vivem dos rios e das florestas do Xingu.
Publicações ISA
VILLAS-BÔAS, André J. A. et al (Org.)
2017

Etnosilvicultura Kaiabi no Parque Indigena do Xingu: subsidios ao manejo de recursos florestais.

Objetiva realizar um mapeamento participativo de recursos florestais utilizados tradicionalmente pela populacao Kayabi que habita o interior do Parque Indigena do Xingu.
Documentos
SCHMIDT, Marcus Vinícius Chamon
2001

Viagem histórica do povo Kaiabi ao seu territorio ancestral : relatorio tecnico.

Viagem que ocorreu em outubro de 1999. O relatorio compoe-se, ao lado de um relato da expedicao em si, de uma parte introdutoria sobre a historia do grupo e da apresentacao de um conjunto de informacoes preliminares sobre aspectos ambientais da terra ancestral Kaiabi contrapostas com a area que hoje habitam no rio Xingu.
Documentos
SILVA, Geraldo Mosimann da, ATHAYDE, Simone Ferreira de
2000

PROCESSO de pescadores contra Funai [alegam terem sido sequestrados pelos Kayabi sofrendo torturas emocionais].

Documentos
1998

Pericia historico-antropologica no Parque Indigena do Xingu [Processo n. 00.0003594-7 contra Uniao e Funai]. 2 v.

No primeiro volume temos o laudo antropologico e no segundo anexos: varios decretos de identificacao, demarcacao, do PIX.
Documentos
LEA, Vanessa Rosemary
1994

Projeto Fronteiras Parque Indigena do Xingu: relatorio de andamento.

Resultados parcias do Projeto Fronteiras do Parque Indigena do Xingu, cujo objetivo e apoiar a fiscalizacao e controle das fronteiras do parque com a participacao dos indios.
Documentos
TEIXEIRA, Claudia Silva
1993

Os processos do Xingu: teoria e praticas do direito indigena na experiencia de um antropologo.

Analise dos chamados "Processos do Xingu" -acoes movidas por proprietarios de terras localizadas dentro do perimetro do PIX- que puseram em risco a posse de glebas por parte dos povos indigenas da regiao.
Documentos
FRANCHETTO, Bruna
1988

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei