Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

189 ITENS ENCONTRADOS

Antropologia e o exercício da justiça: perícias em torno de direitos indígenas.

O livro traz um conjunto de seis textos provocados por demandas periciais advindas de instâncias da Justiça. Os textos periciais tratam da presença de organizações criminosas em terras indígenas, das (in) ações relativas à epidemia de covid-19; da questão da adoção de crianças indígenas, das invasões de terras e do reconhecimento identitário, da necessidade de vigilância territorial, assim como
Documentos
BELTRÃO, Jane Felipe
2021

Indigenous knowledge and forest succession management in the Brazilian Amazon: contributions to reforestation of degraded areas.

Os sistemas indígenas de manejo agrícola e florestal na Amazônia são caracterizados por um profundo conhecimento dos processos ecológicos, da biodiversidade e do uso e manejo do fogo. Porém, em muitos lugares, os meios de subsistência dos povos indígenas estão sendo transformados pela intensificação da agricultura e das mudanças sociais, ecológicas e econômicas, colocando em risco a sustentabil
Documentos
SCHMIDT, Marcus Vinícius Chamon et al
2021

Indigenous Amazonia, regional development and territorial dynamics: contentious issues.

Neste capítulo, os autores avaliam a participação indígena na restauração da floresta e da paisagem no sudeste da Amazônia, abrangendo a organização indígena, os resultados da produção da comunidade e questões para adaptar as instituições indígenas às realidades de gestão empresarial.
Documentos
LEAL FILHO, Walter, KING, Victor T., BORGES DE LIMA, Ismar (Ed.)
2020

Educação escolar entre os povos indígenas de Mato Grosso: cinco casos, cinco estudos.

 
Documentos
ÂNGELO, Francisca Navantino Pinto de
2018

Sistemas de classificação e uso de áreas florestais Ikpeng: bases para o Guia de Plantas Ikpeng (Irwa Mïran Ikpeng Ïna).

Apresenta os saberes Ikpeng sobre a diferenciação entre áreas florestais da região que ocupam na TIX, a diversidade de paisagens e as espécies relacionadas, o uso e a pressão sobre os ambientes florestais, entre outras informações.
Documentos
TXICÃO, Paulo Porompi
2018

Araweté: um povo tupi da Amazônia. 3 ed. rev. ampl.

Fruto da pesquisa acadêmica realizada na década de 1980 por Eduardo Viveiros de Castro, a primeira edição deste livro foi publicada em 1992, em um esforço de adaptar o texto original a leitores não especializados que demonstraram grande interesse pelo modo de vida dos Araweté.
Documentos
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B., CAUX, Camila de, HEURICH, Guilherne Orlandini
2017

Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura.

Trata-se de uma investigação jornalística que descreve centenas de mortes de indígenas durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Durante um ano, o autor entrevistou oitenta pessoas, entre índios, sertanistas, missionários e indigenistas, percorreu 14 mil quilômetros de carro, esteve em dez estados e dez aldeias indígenas do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Documentos
VALENTE, Rubens
2017

The Earth, my mother.

O livro, que  combina poesia, pintura e fotografias, procura abrir uma perspectiva mais ampla sobre o lugar e a importância dos povos indígenas no mundo, priorizando a relação do homem com a Terra . Além das fotografias e pinturas produzidas pelo autor, o livro traz imagens coletadas de vários arquivos e fotógrafos.
Documentos
VALKEAPÄÄ, Nils-Aslak
2017

Xingu: um rio, um povo, uma floresta.

Registro da Expedição Xingu, realizada em 2015. A equipe atravessou de caiaque 420 km do rio Xingu, para documentar em fotografia e filme, no último ano antes do fechamento das comportas da usina Belo Monte, os povos, o rio e a floresta do Parque Indígena do Xingu.
Documentos
NOGUEIRA, Marcelo Figueiral (Coord.)
2017

Modos ameríndios de conhecer as florestas: produção de relações e percepções.

A tese tem como foco modos ameríndios de conhecer e circular nas florestas, importante domínio cosmológico e de produção da vida. Mais especificamente, a tese está centrada nos saberes e nas formas de relações estabelecidas a partir de elementos vegetais, que envolvem múltiplas interações entre humanos e não humanos.
Documentos
MATTA, Priscila
2016

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei