Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

115 ITENS ENCONTRADOS

Mapeamento das pistas de pouso e garimpo na Amazônia.

O MapBiomas identificou 2869 pistas de pouso na Amazônia, mais do que o dobro das pistas contidas nos registros da ANAC. Pelas coordenadas geográficas, 804 pistas de pouso, ou 28% do total, estão dentro de alguma área protegida: 320 (11%) ficam no interior de Terras Indígenas e 498 (17%) no interior de Unidades de Conservação.
Documentos
2023

Projeto Carbono Nascentes do Xingu: Monitoring Report.

Relatório do 2º quinquênio de monitoramento do projeto (2017-2022).
Documentos
2023

A arma do crime: como equipamentos agrícolas e de construção civil estão contribuindo para o desmatamento ilegal da Amazônia.

O relatório aponta o elo entre a destruição da floresta e grandes fabricantes de maquinário tanto da chamada linha-amarela (tratores de esteira, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, rolos compactadores, mini-carregadeiras e manipuladores telescópicos) como equipamentos agrícolas.
Documentos
CAMPOS, André (Ed.)
2022

Boletim do Ouro 2021-2022.

Este boletim visa atualizar as informações do estudo Legalidade da produção de ouro no Brasil, publicado em julho de 2021, para o período de janeiro de 2021 até junho de 2022, com um breve panorama do cenário nacional.
Documentos
MANZOLLI, Bruno Antônio, RAJÃO, Raoni
2022

Características do desmatamento na Amazônia mato-grossense em 2022.

Apresenta os resultados detalhados das análises sobre as características do desmatamento na Amazônia mato-grossense, incluindo o tamanho dos polígonos, a distribuição por categoria fundiária, a concentração nos municípios e a taxa de ilegalidade. Complementam essa nota técnica dados da fiscalização dos órgãos ambientais federal e estadual ao longo dos últimos anos.
Documentos
VALDIONES, Ana Paula, SILGUEIRO, Vinicius, COELHO JUNIOR, Marcondes
2022

Catálogo de produtos Vem do Xingu.

Catálogo dos produtos da Rede de Cantinas da Terra do Meio, formada por 14 associações de comunidades indígenas e ribeirinhas da região de Altamira (PA). A Rede conta com miniusinas de processamento multiprodutos instaladas dentro das comunidades. São castanha, óleos e farinhas que compõem uma cesta de produtos diversificada com grande capacidade produtiva.    
Publicações ISA
2022

Cumplicidade na destruição IV: como mineradoras e investidores internacionais contribuem para a violação dos direitos indígenas e ameaçam o futuro da Amazônia.

O relatório foca nos interesses minerários em terras indígenas de nove mineradoras: Vale, Anglo American, Belo Sun, Potássio do Brasil, Mineração Taboca e Mamoré Mineração e Metalurgia (ambas do Grupo Minsur), Glencore, AngloGold Ashanti e Rio Tinto. Juntas, elas possuíam em novembro de 2021 um total 225 requerimentos minerários ativos com sobreposição em 34 Terras Indígenas –
Documentos
2022

Destaques do mapeamento anual de mineração e garimpo no Brasil entre 1985 a 2021.

A área de garimpo no Brasil dobrou em apenas uma década e confirmou a tendência de suplantar a mineração industrial. O MapBiomas identificou o total do território brasileiro ocupado por essas atividades desde 1985 até 2021. O garimpo passou de 99 mil hectares para 196 mil hectares entre 2010 e 2021.
Documentos
2022

Intensification of fire regimes and forest loss in the Território Indígena do Xingu.

O regime de fogo contemporâneo das florestas do sul da Amazônia tem sido dominado por interações entre secas e fontes de ignição associadas ao desmatamento e à agricultura de derrubada e queimada.
Documentos
SILVÉRIO, Divino V., ONO, Katia Yukari, HECKENBERGER, Michael J. et al
2022

Mapeamento da exploração madeireira na Amazônia - Agosto 2020 a Julho 2021.

O estudo identificou e mapeou um total de 377.624 hectares de florestas nativas explorados para fins madeireiros de agosto de 2020 a julho de 2021 em seis dos nove estados da região: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima – no caso do Amapá, a análise foi impossibilitada pelo alto percentual de cobertura de nuvens nas imagens de satélite.
Documentos
VALDIONES, Ana Paula et al
2022

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei