Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

37 ITENS ENCONTRADOS

Verdejar ante a ruína: escritos para cultivar novos mundos.

A publicação nasceu do ímpeto de extrapolar os muros do Departamento de Antropologia da USP e ecoar os debates da disciplina “Interações Vegetais: relações entre humanos, plantas e outros não-humanos no debate antropológico contemporâneo”, ministrada por Marta Amoroso, Karen Shiratori e Ana Gabriela Morim de Lima no primeiro semestre de 2020.
Documentos
BRITOS, Anai Graciela Vera, CHIZZOLINI, Bianca Barbosa, PITOMBO, Rafaela Coelho de Moraes (Org.)
2021

Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal.

A obra apresenta, por meio de relatos etnográficos, algumas possibilidades de modos de vida alternativos aos existentes na atualidade, para tentar contornar intervenções sociais e ambientais que foram realizadas ao longo das décadas no mundo.
Documentos
VILLELA, Jorge Mattar, VIEIRA, Suzane de Alencar (Org.)
2020

Artes e artefatos do povo Juruna da Volta Grande do Xingu.

No livro, a apresentação de artes e artefatos Juruna - da caça e da pesca, fibra vegetal, grafismo, sementes/ossos/cocos, miçanga, plumária, cerâmica, tecelagem, encauchados, instrumentos musicais e madeira - segue uma classificação que enfatiza, ora a expressão estética e identitária Juruna, ora a matéria-prima, ora a técnica, aspectos que se relacionam na cultura material e imaterial do povo
Documentos
MÜLLER, Regina Aparecida Polo (Coord.)
2017

A flecha do ciúme: o parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu.

Baseado em trabalho de campo desenvolvido desde 2006 pela antropóloga Marina Vanzolini na região do Alto Xingu, o livro é uma etnografia sobre a feitiçaria e suas imbricações com o parentesco no sistema multilíngue xinguano, sob a perspectiva de um dos povos que o integram, os Aweti.
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2015

Expedição aos sítios históricos dos povos indígenas: Kisêdjê, Panará, Kawaiwete, Yudja.

No Xingu, a ligação dos índios com seus antigos territórios ainda é forte. Os povos indígenas envolvidos no projeto deixaram para trás diversos locais que possuem importância histórica e por vezes representam fontes de recursos naturais estratégicos, sobre tudo do ponto de vista da manutenção de sua cultura material.
Documentos
JUNQUEIRA, Paulo (Org.)
2012

Alto Xingu: uma sociedade multilíngue.

O livro apresenta os resultados do Projeto 'Evidências linguísticas para o entendimento de uma sociedade multilíngue: o Alto Xingu'. São nove textos que se originam em trabalhos apresentados por linguistas e pelo arqueólogo Michael Heckenberger durante workshop realizado em 2008 no Museu Nacional (UFRJ).
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2011

A flecha do ciúme: o parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu.

A tese é uma etnografia sobre a feitiçaria e suas imbricações com o parentesco no sistema multilíngüe do Alto Xingu (MT) segundo um dos povos que o integram, os Aweti (tupi).
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2010

Yudja karia: registro da cultura musical do povo indígena Yudja.

Relatório do projeto de registro e revitalização cultural do povo Yudja, sobretudo do conhecimento relacionado às músicas. O projeto incluiu o registro das histórias e dos conhecimentos sobre as músicas e os instrumentos musicais. Em anexo: relatório fotográfico do Projeto Yudja Karia.
Publicações ISA
MENDONÇA, Paula, JUNQUEIRA, Paulo, ATHAYDE, Simone Ferreira de (Org.)
2009

Centralização e faccionalismo: imagens da política no Alto Xingu.

Esta dissertação consiste em uma análise dos discursos sobre a política xinguana pela articulação desses discursos a modelos descritivos usados na história da Antropologia em diferentes épocas e sob diferentes orientações teóricas.
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2006

Um peixe olhou para mim: o povo Yudjá e a perspectiva.

Para além da vida social do povo Yudjá, o livro traz a análise de um sistema sociocosmológico e um mapa da condição humana. Um mergulho profundo em uma outra cultura que a autora traduz por meio de uma linguagem fiel ao pensamento indígena.
Publicações ISA
LIMA, Tânia Stolze
2005

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei