Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

13 ITENS ENCONTRADOS

Pre-Columbian urbanism, anthropogenic landscapes, and the future of the Amazon.

A arqueologia das políticas pré-colombianas na bacia do rio Amazonas força uma reconsideração do urbanismo inicial e mudanças de longo prazo nas paisagens da floresta tropical. Descrevemos os padrões de ocupação e uso da terra de sociedades complexas na véspera do contato europeu (após 1492) na região do Alto Xingu na Amazônia brasileira.
Documentos
HECKENBERGER, Michael J. et al
2008

Amazonia 1492: pristine forest or cultural parkland?

A arqueologia e a história indígena dos povos indígenas da Amazônia na região do Alto Xingu no Brasil revelam padrões de assentamento regionais inesperadamente complexos e transformações em grande escala das paisagens locais no último milênio.
Documentos
HECKENBERGER, Michael J., KUIKURO, Afukaka, KUIKURO, Urissapá Tabata, RUSSELL, J. Christian, SCHMIDT, Morgan, FAUSTO, Carlos, FRANCHETTO, Bruna
2003

O Xingu dos Villas Boas.

Livro sobre o trabalho dos irmaos Villas Boas na regiao do Xingu. Refaz a Expedicao Roncador-Xingu, com fotos e depoimentos marcantes. Passa para o Parque Indigena do Xingu, descrevendo os povos, as guerras e um universo de assuntos de interesse geral pertinentes as nacoes xinguanas e seus brasileiros. Os Panara merecem um capitulo especial.
Documentos
MÜLLER, Cristina, LIMA, Luiz Octávio, RABINOVICI, Moisés (Org.)
2002

Diarios de campo de Eduardo Galvao : Tenetenhara, Kaioa e indios do Xingu.

Documentos
GONÇALVES, Marco Antônio Teixeira (Org.)
1996

War and peace in the shadow of empire: sociopolitical change in the Upper Xingu of Southeastern Amazonia, A.D. 1400-2000.

Este estudo e guiado por duas questoes primarias: como os xinguanos contemporaneos diferem dos pre-colombianos habitantes da regiao; quais forcas historicas causaram transformacoes nos grupos culturais locais e qual e a construcao de sistema cultural que existe hoje.
Documentos
HECKENBERGER, Michael J.
1996

Amazônia: etnologia e história indígena.

Documentos
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B., CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.)
1993

Projeto Fronteiras Parque Indigena do Xingu: relatorio de andamento.

Resultados parcias do Projeto Fronteiras do Parque Indigena do Xingu, cujo objetivo e apoiar a fiscalizacao e controle das fronteiras do parque com a participacao dos indios.
Documentos
TEIXEIRA, Claudia Silva
1993

Os processos do Xingu: teoria e praticas do direito indigena na experiencia de um antropologo.

Analise dos chamados "Processos do Xingu" -acoes movidas por proprietarios de terras localizadas dentro do perimetro do PIX- que puseram em risco a posse de glebas por parte dos povos indigenas da regiao.
Documentos
FRANCHETTO, Bruna
1988

Laudo antropológico: a ocupação indígena da região dos formadores e do alto curso do Rio Xingu. 2 vols.

Parecer sobre Xingu a pedido da Procuradoria Geral da Republica. O objetivo deste trabalho é a definição dos territórios ocupados e habitados pelas populações indígenas na região compreendida entre as cabeceiras dos formadores do rio Xingu, os cursos destes, e o curso superior do próprio rio Xingu até, aproximadamente, a latitude 10o. sul, na altura da cachoeira Von Martius.
Documentos
FRANCHETTO, Bruna
1987

Informação n. 161/DID/DGPI: Ocupação do Parque Indígena do Xingu.

Documentos
RIBEIRO, Luiz Fernando Ferreira da Rosa
1981

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei