Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

23 ITENS ENCONTRADOS

Amazonian cosmopolitans: navigating a shamanic cosmos, shifting indigenous policies, and other modern projects.

O livro é baseado nos relatos autobiográficos de duas lideranças indígenas brasileiras, Prepori e Sabino, homens Kawaiwete cujas vidas perpassaram o século XX, quando a Amazônia tornou-se cada vez mais o contexto de grandes projetos estatais. Ambos relatam como trabalharam em uma série de projetos interétnicos das décadas de 1920 a 1960 na região central do Brasil.
Documentos
OAKDALE, Suzanne
2022

A chegada do povo Kawaiwete no Xingu: Jawakatu Kaiabi entrevista Makupa, Osmar e Kwariup.

Documentos
KAIABI, Jawakatu
2018

Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura.

Trata-se de uma investigação jornalística que descreve centenas de mortes de indígenas durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Durante um ano, o autor entrevistou oitenta pessoas, entre índios, sertanistas, missionários e indigenistas, percorreu 14 mil quilômetros de carro, esteve em dez estados e dez aldeias indígenas do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Documentos
VALENTE, Rubens
2017

Almanaque do Sertao : historias de visitantes, sertanejos e indios.

Documentos
VILLAS BÔAS, Orlando, VILLAS BÔAS, Cláudio
1997

The tribe that hides from man.

O livro conta o esforço dos irmãos Villas Bôas, com a ajuda de outros índios de diferentes etnias, para contatar os índios isolados Panará, conhecidos como Kreen-Akarore. A abertura de uma estrada, perto do território Kreen-Akarore, ameaçava sua sobrevivência. Na opinião dos sertanistas, a melhor opção para estes índios era levá-los para o Parque do Xingu antes que a estrada chegasse.
Documentos
COWELL, Adrian
1995

A marcha para o oeste e os indios do Xingu.

Indios do Brasil, 2.O trabalho, parte de um projeto em elaboracao que resultara em tese de doutoramento a ser defendida na Universidade de Paris III, recupera o contexto politico a partir de 1930 e a chamada Marcha para o Oeste -projeto orientado pelo Estado Novo cujo proposito e incorporar "as riquezas do interior do pais em sua caminhada para o futuro".
Documentos
ROCHA, Leandro Mendes
1992

Os Panara do Peixoto de Azevedo e cabeceiras do Iriri: historia, contato e transferencia ao Parque do Xingu.

Este trabalho constitui laudo etnohistorico sobre os indios Panara (Krenakore) do rio Peixoto de Azevedo. Aborda 3 fases distintas: a historia da ocupacao dos indios Panara da bacia do Peixoto Azevedo e os antecedentes dos atuais Panara; o contato dos Panara com a sociedade nacional entre 1965-75; a transferencia dos Panara do Peixoto para o PIX em 1975 e sua experiencia no PIX ate o presente.
Documentos
SCHWARTZMAN, Stephan
1992

Historical transformations of Kayapo society.

Apresenta um panorama geral da historia Kaiapo, analisa as diversas transformacoes ocorridas na organizacao social e estrutura cultural deste povo no decorrer de quatro seculos de contato com a sociedade brasileira.
Documentos
TURNER, Terence
1991

Xingu: os Kayabí do rio São Manoel.

História do contato com os Kaiabi vivida pelos irmãos Villas Bôas. Descreve o seu modo de vida, sua língua e sua cosmologia.
Documentos
VILLAS BÔAS, Cláudio, VILLAS BÔAS, Orlando
1989

Comments on the Kayapo of Southeastern Para.

Traducao do titulo: "Comentarios sobre os Kayapo do Sudeste do Para preparado para o Cedi, Povos Indigenas do Brasil, vol.8, Sul do Para, parte 2, por Terry Turner."
Documentos
FISHER, William Harry
1988

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei