Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

30 ITENS ENCONTRADOS

Moroneta Kamayura: histórias kamayura.

O livro traz narrativas que remetem aos homens do começo, quando ainda eram bichos e plantas. As histórias apresentam a origem das coisas, as melhores formas de se comportar, o mundo ideal e cosmológico dos Kamayura, acontecimentos com outros povos, denominações de lugares.
Documentos
KAMAYURA, Tacumã, KAMAYURA, Kanutary
2013

Alto Xingu: uma sociedade multilíngue.

O livro apresenta os resultados do Projeto 'Evidências linguísticas para o entendimento de uma sociedade multilíngue: o Alto Xingu'. São nove textos que se originam em trabalhos apresentados por linguistas e pelo arqueólogo Michael Heckenberger durante workshop realizado em 2008 no Museu Nacional (UFRJ).
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2011

Jene ramyjwena juru pytsaret: o que habitava a boca de nossos ancestrais.

Trata-se de uma coletânea bilíngue (Língua Portuguesa e Kamaiurá) de narrativas míticas dos índios Kamaiurá, habitantes das margens da lagoa Ypawu, na Terra Indígena do Xingu.  Oito narrativas, tradicionalmente transmitidas de forma oral,  foram registradas e traduzidas a partir do relato dos monoretajat, os “Senhores das Histórias”, e auxílio de diversos índios.
Documentos
SEKI, Lucy
2010

Coração do Brasil.

Catálogo da exposição fotográfica, fruto da expedição Projeto Xingu: no coração do Brasil, em que Sue e o marido, Patrick Cunningham, navegaram 2,5 mil quilômetros do Rio Xingu, entre abril e julho de 2007. O casal atravessou os estados de Mato Grosso e Pará, observando e documentando as condições de vida em 48 aldeias indígenas de 18 etnias que habitam ao longo do Rio Xingu.
Documentos
CUNNINGHAM, Sue
2009

A casa xinguana.

Catálogo da exposição que apresentou fotografias em preto e branco do antropólogo e fotógrafo Milton Guran, que retratam a habitação tradicional dos povos indígenas do Parque Indígena do Xingu sob o ponto de vista da arquitetura, uso cotidiano, função social e dimensão simbólica. As fotos foram feitas em julho e agosto de 1978.
Documentos
GURAN, Milton, FAUSTO, Carlos
2008

Centralização e faccionalismo: imagens da política no Alto Xingu.

Esta dissertação consiste em uma análise dos discursos sobre a política xinguana pela articulação desses discursos a modelos descritivos usados na história da Antropologia em diferentes épocas e sob diferentes orientações teóricas.
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2006

Ikú ügühütu higei: arte gráfica dos povos Karib do Alto Xingu.

O livro é dedicado ao repertório dos grafismos mais conhecidos e usados pelos Karib (Kuikuro, Kalapalo, Matipu e Nahukuá) do Alto Xingu, na porção sul do Parque Indígena do Xingu. Apresenta as matérias-primas e a produção das tintas vegetais usadas para a decoração de variados tipos de superfície, da madeira à pele.
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2003

Gramática do Kamaiurá: língua Tupi-Guarani do Alto Xingu.

Completa descrição gramatical da língua kamaiurá. O livro cobre todos os aspectos da linguagem, da fonologia à estrutura da anáfora e do discurso. Embora não seja um livro didático, é acessível para não-linguistas que possuem apenas conhecimentos básicos de conceitos gramaticais.
Documentos
SEKI, Lucy
2000

A danca Matipu: corpos, movimentos e comportamentos no ritual xinguano.

Projeto que pretende fazer um estudo exploratorio da danca no grupo Matipi do Alto Xingu, do ponto de vista da forma, do contexto e do significado. Busca tambem revelar a relacao da danca com as outras artes e outros aspectos da sociedade estudada, notadamente a cosmologia e a filosofia.
Documentos
VERAS, Karin Maria
1998

Censo 1995 do PIX por etnia, faixa etaria e sexo.

Documentos
EPM
1995

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei