Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

19 ITENS ENCONTRADOS

Verdejar ante a ruína: escritos para cultivar novos mundos.

A publicação nasceu do ímpeto de extrapolar os muros do Departamento de Antropologia da USP e ecoar os debates da disciplina “Interações Vegetais: relações entre humanos, plantas e outros não-humanos no debate antropológico contemporâneo”, ministrada por Marta Amoroso, Karen Shiratori e Ana Gabriela Morim de Lima no primeiro semestre de 2020.
Documentos
BRITOS, Anai Graciela Vera, CHIZZOLINI, Bianca Barbosa, PITOMBO, Rafaela Coelho de Moraes (Org.)
2021

A flecha do ciúme: o parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu.

Baseado em trabalho de campo desenvolvido desde 2006 pela antropóloga Marina Vanzolini na região do Alto Xingu, o livro é uma etnografia sobre a feitiçaria e suas imbricações com o parentesco no sistema multilíngue xinguano, sob a perspectiva de um dos povos que o integram, os Aweti.
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2015

Alto Xingu: uma sociedade multilíngue.

O livro apresenta os resultados do Projeto 'Evidências linguísticas para o entendimento de uma sociedade multilíngue: o Alto Xingu'. São nove textos que se originam em trabalhos apresentados por linguistas e pelo arqueólogo Michael Heckenberger durante workshop realizado em 2008 no Museu Nacional (UFRJ).
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2011

A flecha do ciúme: o parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu.

A tese é uma etnografia sobre a feitiçaria e suas imbricações com o parentesco no sistema multilíngüe do Alto Xingu (MT) segundo um dos povos que o integram, os Aweti (tupi).
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2010

Ritual da tatuagem entre os Ikpeng.

Analisa as práticas culturais que permeiam o ritual da tatuagem dos Ikpeng da aldeia Moygu, no Parque Indígena do Xingu, sob a ótica da sustentabilidade. Identifica os recursos naturais envolvidos diretamente no ritual e as formas de manejo adotadas pela comunidade.
Documentos
TAFFAREL, Korotowi, JANUÁRIO, Elias
2010

Centralização e faccionalismo: imagens da política no Alto Xingu.

Esta dissertação consiste em uma análise dos discursos sobre a política xinguana pela articulação desses discursos a modelos descritivos usados na história da Antropologia em diferentes épocas e sob diferentes orientações teóricas.
Documentos
FIGUEIREDO, Marina Vanzolini
2006

Em nome dos outros: classificação das relações sociais entre os Txicão do Alto Xingu.

Neste estudo clássico, realizado sob a orientação de Claude Lévi-Strauss, é analisada a organização social dos Ikpeng, outrora conhecidos como Txicáo, que acabava de experimentar os primeiros contatos com os brancos, sem conhecimentos linguísticos do português, língua que lhes era desconhecida.
Documentos
MENGET, Patrick
2001

Analise do sistema de marcacao de caso nas oracoes independentes da lingua Ikpeng.

Desenvolve uma analise sobre o Sistema de Marcacao de Caso nas Oracoes Independentes da Lingua Ikpeng (Karib), mais conhecida pelo apelido "Txikao". O resultado obtido mostra que a lingua Ikpeng possui caso ativo/estativo, com cisoes do tipo tripartido e nominativo.
Documentos
CAMPETELA, Cilene
1997

Censo 1995 do PIX por etnia, faixa etaria e sexo.

Documentos
EPM
1995

Censo populacional Parque Indigena do Xingu.

Documentos
EPM
1994

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei