Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

164 ITENS ENCONTRADOS

Origem do pequi.

Apresenta o mito de criação do pequi,
Documentos
MEHINAKU, Yahu
2018

Araweté: um povo tupi da Amazônia. 3 ed. rev. ampl.

Fruto da pesquisa acadêmica realizada na década de 1980 por Eduardo Viveiros de Castro, a primeira edição deste livro foi publicada em 1992, em um esforço de adaptar o texto original a leitores não especializados que demonstraram grande interesse pelo modo de vida dos Araweté.
Documentos
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B., CAUX, Camila de, HEURICH, Guilherne Orlandini
2017

The Earth, my mother.

O livro, que  combina poesia, pintura e fotografias, procura abrir uma perspectiva mais ampla sobre o lugar e a importância dos povos indígenas no mundo, priorizando a relação do homem com a Terra . Além das fotografias e pinturas produzidas pelo autor, o livro traz imagens coletadas de vários arquivos e fotógrafos.
Documentos
VALKEAPÄÄ, Nils-Aslak
2017

Modos ameríndios de conhecer as florestas: produção de relações e percepções.

A tese tem como foco modos ameríndios de conhecer e circular nas florestas, importante domínio cosmológico e de produção da vida. Mais especificamente, a tese está centrada nos saberes e nas formas de relações estabelecidas a partir de elementos vegetais, que envolvem múltiplas interações entre humanos e não humanos.
Documentos
MATTA, Priscila
2016

Sacralidade da vida: índios do Xingu e médicos da Escola Paulista de Medicina.

Catálogo da exposição realizada no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura.em comemoração aos 50 anos do Parque Indígena do Xingu e aos 47 anos do Programa de Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM) no Parque, conhecido como Projeto Xingu. Apresenta fotografias e objetos da cultura xinguana que fazem parte do acervo do Projeto Xingu.
Documentos
PECCININI, Daisy
2012

Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu: 50 anos.

A publicação traz um conjunto de informações de diferentes fontes sobre processo de criação do Parque Indígena do Xingu (PIX). É ricamente ilustrado por mais de 200 fotos e mapas. Um encarte conta a história de cada um dos 16 povos indígenas que ali vivem.
Publicações ISA
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL
2011

Alto Xingu: uma sociedade multilíngue.

O livro apresenta os resultados do Projeto 'Evidências linguísticas para o entendimento de uma sociedade multilíngue: o Alto Xingu'. São nove textos que se originam em trabalhos apresentados por linguistas e pelo arqueólogo Michael Heckenberger durante workshop realizado em 2008 no Museu Nacional (UFRJ).
Documentos
FRANCHETTO, Bruna (Org.)
2011

Povos Indígenas no Brasil, 2006-2010.

Traz informações sobre a situação dos povos indígenas do Sudeste do Pará entre 2006 e 2010.
Documentos
RICARDO, Carlos Alberto, RICARDO, Fany Pantaleoni (Ed.)
2011

Coração do Brasil.

Catálogo da exposição fotográfica, fruto da expedição Projeto Xingu: no coração do Brasil, em que Sue e o marido, Patrick Cunningham, navegaram 2,5 mil quilômetros do Rio Xingu, entre abril e julho de 2007. O casal atravessou os estados de Mato Grosso e Pará, observando e documentando as condições de vida em 48 aldeias indígenas de 18 etnias que habitam ao longo do Rio Xingu.
Documentos
CUNNINGHAM, Sue
2009

Indiens d'Amazonie: réminiscences d'un passé lointain.

Em viagem realizada em 1955, o etnólogo suíço René Fuerst, entrou em contato primeiro com os Xavante e depois com os habitantes do Alto Xingu. O livro apresenta fotografias e textos sobre o modo de vida dos povos indígenas do Alto Xingu.
Documentos
FUERST, René
2008

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei