Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

6 ITENS ENCONTRADOS

Catálogo de produtos Vem do Xingu.

Catálogo dos produtos da Rede de Cantinas da Terra do Meio, formada por 14 associações de comunidades indígenas e ribeirinhas da região de Altamira (PA). A Rede conta com miniusinas de processamento multiprodutos instaladas dentro das comunidades. São castanha, óleos e farinhas que compõem uma cesta de produtos diversificada com grande capacidade produtiva.    
Publicações ISA
2022

Sementes nativas que conectam o Xingu.

A Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX), em dez anos de atuação, se consolidou como a maior rede de comercialização de sementes nativas do país e os indígenas são parte importante desta história. São quatro etnias que trabalham com a coleta dentro do Território Indígena do Xingu (TIX), no Mato Grosso: Kawaiwete, Wauja, Yudja e Ikpeng, que correspondem a 40% dos coletores da Rede.
Publicações ISA
SÁ, Dannyel (Org.)
2017

Xingu: histórias dos produtos da floresta.

A publicação pretende compartilhar experiências e iniciativas inovadoras de povos indígenas, comunidades beiradeiras e extrativistas que moram e vivem dos rios e das florestas do Xingu.
Publicações ISA
VILLAS-BÔAS, André J. A. et al (Org.)
2017

Rotas do saque: violações e ameaças à integridade territorial da Terra do Meio (PA).

A publicação mostra como, quase uma década após a criação da maioria das UCs na região conhecida como Terra do Meio, no sudoeste do Pará, as pressões sobre a área se reinventam e encontram brechas pela grilagem, pilhagem de madeireiros e por outras decorrentes das debilidades na efetivação do mosaico de áreas protegidas.
Publicações ISA
DOBLAS, Juan
2015

Iniciativas socioambientais entre o Xingu e o Araguaia.

Apresenta pioneiras iniciativas socioambientais realizadas na região dos rios Araguaia e Xingu, em Mato Grosso, com o objetivo de procurar alternativas aos passivos sociais e ambientais criados pelo modelo de ocupação adotado no estado nas últimas décadas. Ao todo, as iniciativas propostas já geraram mais de R$ 1 milhão de renda para grupos de assentados, pequenos produtores e indígenas.
Publicações ISA
PARET, Carlos García, PERES, Christiane, JUNQUEIRA, Rodrigo Gravina Prates (Org.)
2012

Fique por dentro: a bacia do Rio Xingu em Mato Grosso.

A publicação lança um olhar sobre a porção mato-grossense da bacia, uma área de 17,7 milhões de hectares que abriga 35 municípios e aproximadamente 260 mil habitantes. Esta região consolidou-se como um importante polo agropecuário. As mesmas atividades que movimentam a economia local, porém, contribuíram para uma rápida degradação das cabeceiras do Rio Xingu.
Publicações ISA
VELASQUEZ, Cristina Suarez Copa, QUEIROZ, Heber, BERNASCONI, Paula (Org.)
2010

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei