Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

12 ITENS ENCONTRADOS

Terror e resistência no Xingu.

Em meados de 2015 os moradores das ilhas e margens do rio Xingu foram expulsos de seu território para dar lugar ao reservatório principal da usina hidrelétrica de Belo Monte. As casas foram demolidas, a vegetação cortada, as ilhas alagadas, a pesca deixou de ser uma atividade lucrativa e mesmo de garantir o sustento.
Publicações ISA
DE FRANCESCO, Ana Alves
2021

Xingu, o rio que pulsa em nós: monitoramento independente para registro de impactos da UHE Belo Monte no território e no modo de vida do povo Juruna (Yudjá) da Volta Grande do Xingu.

Resultado de um trabalho de quatro anos dos Juruna da Terra Indígena Paquiçamba, a publicação denuncia os impactos da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte sobre seu modo de vida e sobre a Volta Grande, uma região de aproximadamente 100 quilômetros de rio.
Publicações ISA
PEZZUTI, Juarez Carlos Brito et al.
2018

Atlas dos impactos da UHE Belo Monte sobre a pesca.

Os pescadores tradicionais da área afetada pela usina hidrelétrica (UHE) Belo Monte são unânimes em suas observações sobre as alterações negativas provocadas pela instalação da usina, mas nunca foram ouvidos a sério, como conhecedores principais de seu próprio território.
Publicações ISA
DE FRANCESCO, Ana Alves, CARNEIRO, Cristiane (Org.)
2015

Dossiê Belo Monte: não há condições para a Licença de Operação.

O dossiê aponta as principais consequências do desrespeito às condicionantes socioambientais da hidrelétrica de Belo Monte. O aumento da exploração ilegal de madeira, a destruição da atividade pesqueira da região, a perda do modo de vida ribeirinho e indígena e um atropelado processo de reassentamento de populações urbanas e rurais são evidências das falhas ocorridas ao longo do processo.
Publicações ISA
VILLAS-BÔAS, André J. A. et al (Org.)
2015

De olho em Belo Monte: 2013, no pico da contradição.

A publicação reúne as reportagens feitas durante o ano de 2013 pelas equipes do ISA. Ao longo do ano, as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, sofreram paralisações - com ocupações indígenas e ribeirinhas e também por força de reivindicações trabalhistas dos operários da obra.
Publicações ISA
LEITE, Letícia (Ed.)
2013

Plante as árvores do Xingu e Araguaia. Ed. rev. e ampl.

Iniciativa do Programa Xingu do ISA em colaboração com diversas instituições envolvidas com a Rede de Sementes do Xingu.
Publicações ISA
CAMPOS FILHO, Eduardo Malta (Org.)
2012

Plante as árvores do Xingu e do Araguaia: volume I, manual do plantador.

O manual apresenta o passo-a-passo para quem quer plantar árvores nativas, desde a legislação, a coleta de sementes, e as várias formas de plantio.  
Publicações ISA
CAMPOS FILHO, Eduardo Malta (Org.)
2009

Plante as árvores do Xingu e do Araguaia: volume II, guia de identificação.

O guia traz informações e fotos reunidas localmente sobre 73 espécies e gêneros de plantas nativas das bacias hidrográficas dos rios Xingu e Araguaia. Elas foram selecionadas por sua importância como fruta, remédio, óleo, resina, madeira, para abelhas, para jardins e para recuperação de áreas degradadas.
Publicações ISA
CAMPOS FILHO, Eduardo Malta (Org.)
2009

Quem está fazendo diferente: conheça alguns exemplos de produtores rurais que saíram na frente para proteger e recuperar as nascentes do Rio Xingu.

A Campanha Y Ikatu Xingu visa estimular iniciativas que promovam a recuperação e assegurem a proteção das nascentes e matas ciliares das cabeceiras do Xingu. A publicação apresenta iniciativas concretas de experimentação de novas soluções e arranjos que buscam aliar a produção agropecuária com  recuperação e a conservação de recursos naturais.
Publicações ISA
NEULS, Gisele, SOUZA, Oswaldo Braga de (Ed.)
2008

Formação dos agentes socioambientais no Xingu: valorizando as descobertas e iniciativas agroflorestais.

A publicação tem o objetivo de contar os processos e os resultados da formação dos agentes multiplicadores socioambientais promovida pela campanha ‘Y Ikatu Xingu e seus parceiros, na região das cabeceiras do Rio Xingu (MT).
Publicações ISA
JUNQUEIRA, Rodrigo Gravina Prates, SOUZA, Oswaldo Braga de (Ed.)
2007

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei