Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

19 ITENS ENCONTRADOS

Hidrograma piracema: o Monitoramento Ambiental Territorial Independente da Volta Grande do Xingu e os critérios ecossistêmicos para manutenção da vida.

Apresenta uma proposta para que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte libere água suficiente para a manutenção da vida na região da Volta Grande do Xingu. Chamada de hidrograma piracema, a proposta é a primeira que considera critérios ecológicos para definir as quantidades de água liberadas de acordo com cada período do ano e respeita as áreas de reprodução dos peixes e tracajás, as piracemas. O h
Documentos
SAWAKUCHI, André Oliveira et al
2022

Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal.

A pergunta do título deste capítulo foi enunciada em 2018 por Dona Graça, moradora da Volta Grande do Xingu, na Terra Indígena Paquiçamba, área de impacto direto de operação da Hidrelétrica de Belo Monte. A questão foi feita por ela a representantes da Norte Energia, maior concessionária da usina instalada na região do Médio Xingu, nas proximidades da cidade de Altamira no Pará.
Documentos
VILLELA, Jorge Mattar, VIEIRA, Suzane de Alencar (Org.)
2020

Além de Belo Monte e das outras barragens: o crescimentismo contra as populações indígenas.

A publicação reúne uma série de artigos que ajudam a compreender melhor os impactos da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte na questão dos direitos conferidos aos territórios indígenas.
Documentos
CAUBET, Christian Guy (Org.)
2014

Belo Monte e a questão indígena.

A coletânea de textos é parte e resultado dos esforços levados a termo pela Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) com a finalidade de organizar e apresentar um dossiê completo sobre Belo Monte e as repercussões para as populações indígenas que vivem naquela região amazônica, a partir de uma análise dos múltiplos aspectos dos impactos das obras, sobr
Documentos
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de, COHN, Clarice (Org.)
2014

O Setor Elétrico brasileiro e a sustentabilidade no século 21: oportunidades e desafios. 2a. edição.

A publicação realiza uma análise crítica voltada para a elaboração de políticas públicas para o setor elétrico brasileiro para o século 21. A primeira parte da publicação traz considerações sobre o contexto atual e cenários do setor elétrico brasileiro. A segunda parte tem como enfoque a situação atual e desafios para o aumento da eficiência elétrica no Brasil. Na terceira parte, são analisados
Documentos
MILLIKAN, Brent H., MOREIRA, Paula Franco (Org.)
2012

A ocupação indígena do alto curso dos formadores do rio Xingu e a cartografia sagrada alto-xinguana: Laudo antropológico.

Fornece informações arqueológicas, históricas e etnológicas sobre a ocupação indígena do médio e alto cursos dos formadores do rio Xingu para que se possa formar juízo sobre a gravidade atribuída pelas populações do Parque Indígena do Xingu à construção de complexo hidrelétrico no curso superior do rio Culuene.
Documentos
FAUSTO, Carlos
2004

Aguas sem barragens : campanha interestadual contra a implantacao de barragens na Bacia Araguaia-Tocantins.

Reune mapa e dados sobre 10 barragens a serem implantadas na regiao dos rios Araguaia e Tocantins, breve historico sobre o caso de Tucurui e informacoes sobre como enfrentar as grandes barragens.
Documentos
ALMEIDA, Rogerio, REGIS, Mayron
2002

UHE Belo Monte : situacao atual do empreendimento.

Traz historico, estudos energeticos, informacoes e ficha tecnica do projeto atual e sobre a alternativa de barramento a montante da UHE Belo Monte.
Documentos
ELETRONORTE
1999

Parecer n. 020/DID/DAF/93 [referente processo FUNAI sobre construcao de UHE no Rio Braco Norte e Iriri, territorio Panara].

Documentos
MARIZ, Alceu Cotia
1993

Ecologia ou politica no Xingu? : ensaio sobre o esforco intelectual, os significados das barragens, o espetaculo de midia e as correlacoes de forcas.

Analisa as mudancas ocorridas na correlacao de forcas quanto as decisoes relativas aos projetos governamentais para o setor eletrico, tendo como estudo de caso o projeto de implantacao de hidreletricas no rio Xingu.
Documentos
SEVÁ FILHO, A. Oswaldo
1990

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei