Banner do Acervo

ACERVO

O MAIOR ACERVO DIGITAL SOBRE POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS E MEIO AMBIENTE

12 ITENS ENCONTRADOS

Hidrograma piracema: o Monitoramento Ambiental Territorial Independente da Volta Grande do Xingu e os critérios ecossistêmicos para manutenção da vida.

Apresenta uma proposta para que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte libere água suficiente para a manutenção da vida na região da Volta Grande do Xingu. Chamada de hidrograma piracema, a proposta é a primeira que considera critérios ecológicos para definir as quantidades de água liberadas de acordo com cada período do ano e respeita as áreas de reprodução dos peixes e tracajás, as piracemas. O h
Documentos
SAWAKUCHI, André Oliveira et al
2022

Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal.

A pergunta do título deste capítulo foi enunciada em 2018 por Dona Graça, moradora da Volta Grande do Xingu, na Terra Indígena Paquiçamba, área de impacto direto de operação da Hidrelétrica de Belo Monte. A questão foi feita por ela a representantes da Norte Energia, maior concessionária da usina instalada na região do Médio Xingu, nas proximidades da cidade de Altamira no Pará.
Documentos
VILLELA, Jorge Mattar, VIEIRA, Suzane de Alencar (Org.)
2020

Além de Belo Monte e das outras barragens: o crescimentismo contra as populações indígenas.

A publicação reúne uma série de artigos que ajudam a compreender melhor os impactos da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte na questão dos direitos conferidos aos territórios indígenas.
Documentos
CAUBET, Christian Guy (Org.)
2014

Belo Monte e a questão indígena.

A coletânea de textos é parte e resultado dos esforços levados a termo pela Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) com a finalidade de organizar e apresentar um dossiê completo sobre Belo Monte e as repercussões para as populações indígenas que vivem naquela região amazônica, a partir de uma análise dos múltiplos aspectos dos impactos das obras, sobr
Documentos
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de, COHN, Clarice (Org.)
2014

UHE Belo Monte : situacao atual do empreendimento.

Traz historico, estudos energeticos, informacoes e ficha tecnica do projeto atual e sobre a alternativa de barramento a montante da UHE Belo Monte.
Documentos
ELETRONORTE
1999

Ecologia ou politica no Xingu? : ensaio sobre o esforco intelectual, os significados das barragens, o espetaculo de midia e as correlacoes de forcas.

Analisa as mudancas ocorridas na correlacao de forcas quanto as decisoes relativas aos projetos governamentais para o setor eletrico, tendo como estudo de caso o projeto de implantacao de hidreletricas no rio Xingu.
Documentos
SEVÁ FILHO, A. Oswaldo
1990

As hidrelétricas do Xingu e os povos indígenas.

Temos uma copia em portugues e em ingles.
Documentos
SANTOS, Leinad Ayer de O., ANDRADE, Lúcia M. M. de (Org.)
1988

Campanha Hidreletricas do Xingu e os Povos Indigenas : dossie para coletiva de imprensa.

Dossie divulgando a campanha que tem como objetivo conseguir a rediscussao de todo o projeto proposto para o Rio Xingu, antes do inicio de qualquer uma das sete hidreletricas planejadas.
Documentos
CPI-SP
1988

Estudos de viabilidade UHE Kararao: relatorio de Planejamento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatorio de Impacto Ambiental (RIMA).

Em "ANEXO: Detalhamento dos Temas a serem abordados no EIA da UHE Kara rao". Este ANEXO apresenta uma breve analise de cada um dos TEMAS propostos e os levantamentos basicos ja desenvolvidos, ou em fase final de elaboracao, que comporao o EIA para a UHE Kararao.
Documentos
CNEC
1988

Relatorio sobre as populacoes indigenas na area de influencia da UHE Kararao ao CNEC/S.A.

Documento cedido p/ autora p/ o Cedi em 22/9/88.
Documentos
MÜLLER, Regina Aparecida Polo
1988

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei